sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Chucrute caseiro


O chucrute é uma ótima forma de ter em casa com facilidade um alimento que é fonte natural de probióticos – microorganismos presentes naturalmente em nossos intestinos e que são fundamentais no processo de digestão dos alimentos e de absorção de nutrientes.

O mais comum é fazer chucrute com um repolho branco, mas você pode fazer também com o roxo ou com quaisquer vegetais que goste. Use um pote de boca larga, que feche hermeticamente e esteja devidamente esterilizado, para fazer o fermentado. Prefira vegetais orgânicos e sal marinho não refinado, para obter o máximo de benefícios e nutrientes.

Receita rápida

Ingredientes:
1 couve lombarda/repolho/roxa
1 cebola roxa
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 copo de vinagre de sidra
2 colheres (sopa) de azeite

Preparação:
Corte finamente a couve e a cebola e coloque numa saladeira. Por cima, deite o açúcar e o azeite.
Num tacho, ferva o vinagre e, quando estiver a ferver, derrame por cima do preparado.
Deixe repousar durante 4 a 5 horas. De vez em quando convém ir mexendo e derramar o excesso de água que a couve e a cebola irão largar.


Receita original
Corte o repolho em tirinhas finas.
Tempere com sal e deixe em repouso por 2 dias.
Amasse o repolho com as mãos para tirar a água.
Coloque o repolho num frasco e deixe fermentar durante 2 semanas.

Et voilá!



Chucrute ou Sauerkraut significa repolho, em alemão, e é um prato típico da culinária alemã. Chucrute é é uma conserva de repolho salgado e fermentado, e é consumido em todo mundo, seja no próprio país ou nas colónias.
A maneira mais tradicional de fazer chucrute é apenas com o repolho, água e sal, mas existem algumas receitas mais modernas que utilizam outros ingredientes, como vinho branco, gengibre, cravo-da-índia, vinho branco, e etc. Nos Estados Unidos e algumas regiões da Europa é feito o chucrute, inclusive em grandes quantidades.

Sem comentários: