Dicas para quem cozinha

Apresentamos algumas dicas que poderão ser úteis quando cozinhares.
Alguns pequenos truques para conservares ou cozinhares alimentos de forma mais prática, rápida e nutritiva.

- As vitaminas são facilmente destruídas pelo calor. Portanto, procura comer alimentos crus sempre que possível. Ao cozinhares hortaliças usa o mínimo de água necessário, para evitar a perda de vitaminas B e C, solúveis na água. Não deixes cozinhar muito tempo e não cortes muito a verdura e a fruta.

- A maioria das vitaminas aloja-se logo abaixo da casca das frutas e legumes. Portanto, é melhor comê-los com casca.

- Se preferires, em vez de deixares as leguminosas de molho na véspera, coloca-as de molho em água a ferver, uma ou duas horas antes de começares a receita.

- Ao utilizares panela de pressão para cozer leguminosas, não ultrapasses metade de sua capacidade. Isso porque, à medida que cozinham, as leguminosas soltam uma película que pode entupir a válvula da panela. Cozinha em lume brando e com água suficiente para não secar.

- Se o feijão ficar muito salgado, adiciona-lhe algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um óptimo sabor ao feijão.

- O feijão ficará mais macio se colocares algumas gotas de azeite enquanto ele cozinha.

- Coloca o feijão de molho, de véspera, e adicione uma colher de chá de fermento em pó para que fique mais macio.

- Utiliza a água da cozedura do grão-de-bico, das lentilha e do feijão branco para enriquecer sopas, caldos ou arroz.

- Para retirares as peles das amêndoas basta ferver 2 minutos em água quente. Sairá com facilidade.

- Cozinha o espinafre numa panela com tampa, em fogo brando sem água. Com este processo vais obter todo o valor nutritivo do espinafre.

- Ao cozinhares beterrabas, junta um pouco de sumo de limão e açúcar para conservar a cor. Essa água pode ser aproveitada na preparação de sopas, pois é rica em sais minerais e vitaminas.

- Para retirares o excesso de gordura de um molho, deixa-o no congelador durante vinte minutos. Assim, a gordura ficará congelada e sua remoção será mais fácil.

- Se o arroz queimar, coloca imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro a queimado desaparece. Tira o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.

- Nunca guardes condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarda em lugar fresco e seco.

- Para que a salsa se conserve sempre verde e fresca, até três semanas, lava, escorre bem, coloca num vidro com tampa e guarda no frigorífico.

- Para dar um sabor ardido igual ao da pimenta (sem os inconvenientes dela) a sopas, molhos, acrescenta um pedaço de gengibre. Retira na hora de servir.

- Ao comprares beringelas prefere as que estiverem rijas, pois as enrugadas e murchas são sempre amargas. Antes de usares as beringelas, corta-as ao meio no sentido do comprimento e deixa-as de molho por alguns minutos em água fria salgada, com a parte cortada mergulhada nessa água. Depois lava e utiliza.

- Para que as beterrabas não manchem as saladas às quais irão ser misturadas, depois de cozidas e frias coloca-as no congelador, apenas para ficarem geladas (cuidado para não congelar). Então emprega.

- Antes de cozinhares os brócolos deixa-os de molho, alguns minutos, em água com um pouco de vinagre para soltar as impurezas e os bichinhos que costumam concentrar-se na verdura.

- Para impedires que a fruta perca a cor depois de descascada, borrifa-a com sumo de limão ou de abacaxi.

- Batatas assadas com casca ficam mais saborosas se forem esfregadas com casca de limão, antes de irem ao forno.

- Na batata frita, o melhor é adicionar o sal depois de ser retirada da gordura. Assim estarás evitando que ela murche.

- As batatas devem ser condicionadas em locais ventilados, secos e escuros, com temperatura fresca. Se ficarem à luz por muito tempo ficarão com a superfície esverdeada e com o gosto amargo.

- Para não chorares quando cortas as cebolas, coloca-as num recipiente com água durante 2-3 minutos depois de descascadas e cortadas ao meio.

- Para lavares bem os morangos deita umas pedras de sal na água. Só depois é que os deves passar por água pura. Os morangos devem ser colocados na parte menos fria do frigorifico, para não perderem o sabor. Congelá-los, nunca!

Centro Vegetariano


Mais dicas

O tempero verde (salsa, cebolinha, coentro, hortelã, manjericão, etc.) tem alto valor nutritivo, mas perde muito se for cozido mais de um minuto; é melhor acrescentar sempre depois de apagar o fogo, ou na hora de servir.
Temperar o prato com algumas gotas de limão ajuda o corpo a absorver o ferro da comida.

Rapadura é mais saudável do que chiclete ou bala.

A casca da banana também é alimento! Contém fibras e bons nutrientes. Pode ser picada e misturada ao refogado da farofa para surpreender o pessoal na hora do almoço. Por que jogar fora o que é bom?

O farelo de arroz ajuda a curar feridas; basta peneirar, torrar, misturar com um pouquinho de água e colocar por cima. Sem esquecer de também comer farelo para fortalecer o sangue!

A entrecasca do aipim, cozida, parece até palmito

Dica da doutora Clara para combater a verminose: temperar os alimentos cada dia com um tipo de planta — no primeiro, hortelã; no segundo, alho; no terceiro, coentro; no quarto, erva-de-santa-maria.

O liquidificador modifica a energia e as fibras da comida; melhor amassar, peneirar ou moer.

Só o caldo do feijão não alimenta as crianças; tem que dar o feijão mesmo, amassado no garfo ou peneirado.

O fubá, os farelos e as farinhas se conservam melhor quando são torrados, ficam mais fáceis de digerir e permitem preparar sopas e mingaus em menos tempo.

É bom usar sempre colher de pau. As panelas de alumínio, quando são mexidas com colher comum, soltam raspas que vão para a comida. As de ferro, pedra e barro são melhores para a saúde.

O vinagre, quando entra em contato com a panela de alumínio, fica extremamente tóxico

Os chás de ervas devem ser preparados em bules de louça ou panelas esmaltadas; também não combinam com alumínio.

Quem não quer engordar deve deixar um intervalo de cinco a seis horas entre as refeições, e não lanchar de jeito nenhum entre elas.