sábado, 28 de junho de 2014

"Verdes ao Ataque" II


Salada verde deliciosa
Ingredientes
* alface
* espinafre
* salsa
* courgette
* endivias
* abacate
Lavar e dispor todos os ingredientes numa saladeira grande.
Sugestão: temperar com o molho pesto no prato.

Pesto de sementes de cânhamo
Ingredientes
* 3 chávenas de chá de espinafres
* 3 colheres de sopa (40g) de sementes de cânhamo descascadas (marca Iswari)
* 2 folhas de manjericão (se não tiver experimente salsa – não é a mesma coisa mas combina igualmente bem)
* 1 dente de alho pequeno
* sumo fresco de meio limão
* 1/4 de chávena de chá de azeite
* 1 pitada de sal marinho
Colocar todos os ingredientes num robot de cozinha pela ordem anunciada e bater até ter um creme homogéneo. Colocar numa tigela de vidro para servir e polvilhar com sementes de cânhamo descascadas.

Hummus com ervilha torta
Esta é uma receita que utiliza ingredientes cozinhados. Se pretender conhecer uma versão de hummus “vivo”, veja aqui.
Ingredientes
* 400g de grão de bico cozido (de preferência em casa. Se não puder, escolha sempre já cozido em frasco de vidro)
* 3 colheres de sopa de Tahini (pasta de sésamo**)
* 1 dente de alho
* sumo de meio limão
* 1 colher de sopa de azeite
* 1 pitada de sal ou tamari (molho de soja fermentado)
Misturar todos os ingredientes no robot de cozinha. .Se a mistura estiver muito espessa, acrescentar mais um pouco de sumo de limão ou algumas colheres de água. Ao colocar-se o hummus numa tigela para servir pode ser polvilhado com paprika e um fio de azeite.

Conserva-se bem no frigorífico em recipiente de vidro fechado por 2 dias.
A ideia da ervilha torta com este hummus foi uma brincadeira :) O meu bebé achou que o hummus ficava com uma apresentação bonita e eu também! A ervilha torta é daquelas coisas que por si só é muito agradável e deliciosa de se comer. Usada com este hummus, fica soberba!

** Se quiser, pode fazer pasta de sésamo em casa. É um trabalho de paciência mas vale a pena. Coloque 200g de sementes de sésamo (sem serem demolhadas) num robot de cozinha e coloque a trabalhar por 30 segundos. Depois pare e espere um pouco. Coloque novamente a trabalhar por 30 segundos. Depois pare e com uma espátula, limpe as sementes que estiverem nas bordas. E vá fazendo isso consecutivamente mais ou menos por 15 minutos. Vai reparando que a semente vai ficando mais molhada e formando uma pasta. Isso é o Tahini. Se quiser no final pode adicionar uma colher de sopa de água e uma pitada de sal. Coloque num frasco de vidro e preserva no frigorífico por 5 dias.
O porquê de ter o robot a funcionar apenas por 30 segundos é pelo facto de este aquecer demasiado e isso além de afectar a maquina, afecta também o valor nutritivo da pasta já que ela começa a “cozinhar”.


Aipo
O aipo é daqueles vegetais que adoro pela sua capacidade multifacetada de utilização. Na mesa apresentado numa tigela cortado às tiras pode ser comido ao natural (não tem muito sabor mas assim pode ser muito útil para “lavar” a boca dos alimentos que se comeu anteriormente, deixando uma frescura e uma sensação de limpeza), pode servir também para “mergulhar” no hummus ou juntar na salada, cortando mais miudinho.
O aipo tem servido também para acalmar os dentes do meu bebé. Ele gosta muito de o agarrar e mascar. Imagino que a textura e a fresco ajude a suavizar as gengivas. O único cuidado a ter é de cortar um pouco os “fios” das pontas laterais do aipo e ir trocando com regularidade para que não se engasgue com os pedaços pequenos.

Fonte: amocomidaviva

Sem comentários: