quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fritada amarelinha da Ísis


Ingredientes
3 partes de pedaços grandes de aipim/mandioca
1 lata de milho verde batida no liquidificador
Cebola
Cheiro verde
Molho de pimenta
Sal
2 colheres de sopa de azeite

Preparação
Lave o cheiro verde, deixe de molho no higienaziador, escorra e pique.
Cozinhe o aipim até ficar bem macio.
Enquanto cozinha, cuide do tempero e bata o milho com a água de conserva no liquidificador. No final, acrescente sal e cebola a gosto e aperte a tecla pulsar umas 3 vezes para picar a cebola. Reserve.
Tire o aipim da água, um pedaço de cada vez, e amasse com um garfo. Depois junte o azeite e uma xícara do milho batido. A quantidade pode variar bastante. Coloque sal e molho de pimenta e misture bem. Acrescente mais milho se necessário. A massa fica bem consistente.
Junte os temperos verdes e misture. Prove o sal e a pimenta.
Unte uma frigideira, aqueça e coloque uma parte da massa. Use o fogo no mínimo. Ajeite as bordas e deixe cozinhar tampada. Dê umas giradinhas na frigideira para verificar se não grudou. Cuidado para não queimar, o cozimento não é demorado.
Vire num prato untado, unte a frigideira de novo usando um guardanapo de papel e volte a mistura para dourar do outro lado. Não tampe a frigideira e dê umas giradinhas.
Dá para misturar algum recheio picadinho ou ralado, se quiser.
Rende 2 fritadas feitas numa frigideira de 18 cm.


Obs:
Esta receita foi criada hoje. Então, tenho algumas observações a fazer.
Como não foi necessária toda a lata do milho, incluindo a água, pode-se separar um pouco de grãos de milho para misturar com a massa e descartar um pouquinho da água. Porém, não sendo as quantidades precisas e dependendo da consistência do aipim, pode-se precisar de mais milho batido. Isso também pode ser resolvido com um pouco da água de cozimento do aipim. Fica a critério de quem faz deixar sobrar ou não um pouco desse ingrediente.
A minha intenção era fazer uma fritada e bolinhos com o restante da massa. Depois que fiz a fritada, coloquei o restante do milho batido que tinha sobrado na massa e 3 colheres de sopa de farinha de trigo. Mas achei que a consistência não ficou boa para fazer bolinhos em frigideira untada. Fiz, então, outra fritada com essa massa à qual tinha acrescentado farinha. Não houve mudança no cozimento nem no aspecto. Apenas não provei. Pretendo congelar para testar. O acréscimo de farinha de trigo é mais um recurso para acertar a consistência da massa, se for colocado muito milho batido.


A fritada ficou com um sabor bem diferente e muito gostosa.
Acho que a massa deve ficar muito boa também para assar no forno, em forma untada, com algum recheio.
Deve ficar boa também sem temperos e com a adição de açúcar, no forno.
Doce não vou testar, mas pretendo fazer no forno, talvez para o final de ano.


Receitas Éticas

Receitas de fritadas

Sem comentários: