domingo, 19 de fevereiro de 2012

Feijoada da Karuna Purna

Ingredientes:

- 1/2 quilo de feijão preto
- 250 gramas de farinha de trigo para o glúten
- 2 xícaras de chá de proteína de soja escura de preferência
- 1/2 lata de salsicha vegetal
- 1/2 coco seco
- Farinha de mandioca pra farofa
- Óleo de pequi pra farofa
- Tomates para o vinagrete
- Couve
- Temperos: Coentro, pimenta calabresa, salsa, alho poró, uma pitada de cominho, louro, óleo, sal, limão.

Preparação: 
Faça a massa do glúten antes de começar a preparação, pois precisa de uma hora de molho, no mínimo. Eu fiz com 1/2 quilo de farinha, mas foi muito, usei a metade.
Põe a proteína de soja de molho.
Põe o feijão para cozinhar na panela de pressão de preferência, por uns 20 minutos. Eu não deixo de molho, perde a coloração.
Enquanto isso, prepare o coco seco. Essa dica é interessante, pois fica muito fácil extrair a castanha. Tire a água, fazendo um furo com uma faquinha de ponta, pois é molinho. Leve ao fogo e vá girando com o auxílio da faca pra que queime por igual. Num certo momento, ele vai trincar, aí leve rapidamente debaixo da água e deixe um pouco. Acabe de rachá-lo e tire a castanha. Corte metade dele em lâminas, frite até começar a dourar e junte com o feijão.
Corte quatro salsichas em rodelas. Essa marca Superbom é encontrada até em mercados pequenos. E tem carne e bife vegetal também.
Já põe no feijão e deixe cozinhando em fogo baixo e tampado.

Lave o glúten e corte em pedacinhos. Não deixe encostar um no outro que gruda. Frite. Deixe esquentar bem o óleo, ele fica mais fofinho. Já tira da frigideira e coloque no feijão.
Corte a proteína de soja ao meio e já coloque no feijão.

Na farofa, usei o óleo de pequi, idéia do Gokula e ficou boa mesmo. Frita bastante alho poró picado, acrescenta a farinha de mandioca e sal. Apenas isso. Frita um pouco e pronto.

Faça um canudo com as folhas de couve, corte ao meio e põe uma parte encima da outra pra ficar mais rápido pra cortar.

Corte de transversal pra ficar mais fácil de manusear pra refogar e comer.

Já está quase acabando. Faça uma massala com os temperos e acrescente no feijão com os ingredientes. Põe o coentro à parte. Coloque sal e deixe mais uma meia hora pra pegar bem o gosto, em fogo baixo e panela tampada, acrescentando água aos poucos se necessário.

* Massala é um termo genérico originalmente utilizado na culinária indiana para descrever a mistura de duas ou mais ervas e especiarias (não se põe sal) fritos por poucos segundos para realçar seu aroma.

Faça o vinagrete, com tomate picadinho, salsa, limão e sal.

Bom apetite!!!

Veja o passo-a-passo delicioso!

Sem comentários: