segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Chamuças de Grão de bico

Ingredientes:


1 cebola, finamente picada
1 colher de sopa de pó de caril
½ colher de chá de cominho em pó
500 g de grão-de-bico cozido
20 g de coentros picados
6 folhas de massa filo, num total de cerca de 300 g
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de sementes de mostarda

Preparação:
- Aqueça o forno a 190°C. Aqueça uma frigideira com tampa em lume médio e salteie o grão durante 5 minutos, mexendo com frequência. Misture a cebola, o caril e o caminho, reduza o lume e ponha a tampa. Salteie mais 10 minutos, ou até a cebola estar macia, mexendo de vez em quando. Junte os coentros, aqueça bem e tempere a gosto.

- Com uma faca afiada, corte as folhas de massa filo no sentido do comprimento em 12 tiras com 12 x 36 em. Empilhe-as e cubra-as com película aderente.

- Retire 1 tira de cada vez, espalhe-a na bancada com o lado estreito virado para si e pincele-a levemente com azeite. Coloque uma colherada de recheio no lado estreito da tira. Dobre o canto esquerdo sobre o recheio, na diagonal. Continue a dobrar na diagonal para um lado e para o outro até ao fim da tira de massa: quando terminar obterá um pastel triangular.

- Coloque a chamuça no tabuleiro do forno, pincele-a levemente com azeite e espalhe algumas sementes de mostarda. Repita esta operação até obter 12 chamuças.

- Leve 12 a 15 minutos ao forno, ou até as chamuças estarem douradas e crocantes. Transfira-as para uma grelha e deixe-as arrefecer ligeiramente.

Em vez de fritas, as chamuças feitas com massa filo são pinceladas com um pouco de óleo e douradas no forno.

Sirva-as com chutney de fruta e salada a gosto e terá uma deliciosa refeição.

Sem comentários: