quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Burger de Feijão preto



Ingredientes
2 cháv/xícaras (ou 1 lata) de feijão preto cozido, drenado e limpo.
1/2 cháv/xícara de farinha de glúten ou trigo
1/2 cháv/xícara de farinha de rosca/pão ralado
1 colher (chá) de pimenta chili em pó
1/2 colher (chá) de cominho
1/4 de cháv/xícara de água
1 colher (sopa) de pasta de tomate ou katchup
1/4 de cháv/xícara de coentro fresco bem picadinho (opcional)
2 dentes de alho
1/2 cebola pequena
2 colheres (sopa) de azeite

Preparação
Amasse o feijão preto com um garfo numa tigela (foto acima). Não faça um purê, apenas amasse-os até que os feijões não fiquem inteiros (mas alguns podem ficar pela metade). Adicione a farinha de glúten, a farinha de rosca, o chili em pó, cominho, água, pasta de tomate e coentro, mas não misture ainda. Pique o alho e rale a cebola. Agora sim, misture tudo com um garfo e trabalhe essa massa com as mãos até que a mistura fique firme e homogênea (mais ou menos 1 minuto). Pré-aqueça uma frigideira funda em fogo médio.
Divida a mistura em 6 pedaços iguais. Enrole cada pedaço com as mãos, formando uma bola. Com a palma das mãos, aperte cada bola numa superfície limpa e lisa, formando cada hamburger. Pressione dos dois lados pra que fique plano, como na foto acima. Rende 6 hamburgers.
Ponha uma fina camada de azeite de oliva na frigideira. Frite os hamburgers por 5 minutos de cada lado – pressionando cuidadosamente, mas com firmeza com a espátula. Quando prontos, os hamburgers vão estar bem firmes.
Sirva sobre uma salada fresca, com cebolas refogadas no mesmo azeite em que você fritou os hamburgers, ou faça um sanduíche com pepino, cebola, alface e uma fatia de queijo de soja no pão de hamburger vegano.
Yummy.

BrazilNut

Sem comentários: