Para a massa:
1 quilo de mandioca cozida
2 colheres de creme vegetal
2 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
Sal a gosto
Amasse a mandioca ou passe ela pelo espremedor, acrescente sal a gosto e o creme vegetal, como se fosse um purê. Em seguida, acrescente a farinha de trigo aos poucos até que a mandioca esteja em ponto de massa. Reserve.
Para o recheio:
Azeite
1 dente de alho picado
1 xícara de PTS média hidratada
1 colher de extrato de tomate
Meia xícara de água
Azeitonas, sal, pimenta e páprica a vontade
Frite o alho no azeite, acrescente a PTS, o extrato de tomate, a água e os temperos. Mexa e espere a PTS ficar bem seca. Desligue e espere esfriar.
Recheando as coxinhas:
Para brincar de rechear suas coxinhas você vai precisar de paciência, 1 prato com farinha de rosca e 1 recipiente com água. Essa é a parte mais chata da receita, não vou mentir.
Molhe a mão, abra um pouco da massa e a acomode na palma da sua mão. Para facilitar o trabalho, faça uma conchinha com a mão. Coloque um pouco do recheio no meio e feche juntando as pontas da massa. Em seguida, dê o formato de coxinha. Mergulhe a coxinha na água e em seguida passe na farinha de rosca.
Frite em óleo quente até que elas estejam douradas. Deixe-as escorrendo em um pirex forrado com papel toalha. Dá para fazê-las assadas, mas né, não vamos se enganar. Já que é para comer coxinha, que seja frita.
DICAS
Assar: Arrume as coxinhas em uma assadeira untada com óleo, pincele-as com óleo e leve ao forno alto por 30 minutos.
Para congelar: Primeiro dê o choque térmico no recheio. Depois da coxinha pronta (sem fritar, apenas moldada) coloque-as numa assadeira uma ao lado da outra e leve ao freezer por 2 horas, retire coloque todas dentro de um saquinho próprio pra congelamento, tire o ar com a bombinha, feche, coloque a etiqueta com data de fabricação e validade (3 meses). E leve novamente ao freezer. Elas vão ficar todas soltinhas, quando for utilizar retire a quantidade de uso e novamente retire o ar e feche.
Sem comentários:
Enviar um comentário