quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Burguer de Grão-de-bico

Ingredientes

1 chávena/xícara de grão de bico (*)
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de azeite
sal a gosto
1 colher de sopa do tempero(tomilho, orégano, pimenta, a gosto);
1 colher rasa de café de cominho
6 colheres do cozimento do grão de bico.

Preparação 
(*) Cozinhe em 3 chávenas/xícaras de água e 2 colheres de sobremesa de sal, cozinhe 20 minutos na pressão, separe umas 10 colheres de sopa do cozimento.

Bata o grão de bico sem a casca no liqüidificador até formar uma espécie de farofa grossa, mas é importante que fiquem uns poucos grãos e pedaços maiores, depois de batidos, coloque em uma tigela os temperos e a farinha e misture bem com um garfo, coloque o azeite e umas 6 ou 7 colheres da água do cozimento que ficou reservada, misture tudo amassando com um garfo, depois de tudo incorporado (ficará uma farofa grossa), amasse bem com as mãos ligando os gominhos de farofa. Deverá formar uma massa que se esfarela um pouco, mas que fica bem firme se pressionada.
Faça burguers com essa massa e frite (ou grelhe) com pouco óleo e em fogo médio/baixo, apenas um fio, de preferência, até que fique douradinho.

#2

Ingredientes:
2 chávenas/xícaras de grão de bico (deixados de molho de um dia pro outro(*)
3 dentes de alho
1/2 cebola
2 colheres de sopa de tahine
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de coentro em pó
1 colher de chá de pimenta síria
6 colheres de sopa de óleo
sal a gosto
salsa a gosto
quanto baste de farinha de trigo (se precisar pra dar liga)

Preparação
Lave o grão de bico, coloque numa tigela com água, cobrindo-o e deixe na geladeira de um dia para o outro (pelo menos 12 horas) e depois escorra e coloque em uma panela e ferva até que fiquem macios, escorra e reserve. Coloque no processador o grão de bico, o alho e a cebola e triture. Numa tigela, coloque a massa de grão de bico e junte os demais ingredientes e misture bem. Se quiser, pode colocar uma colher de farinha de trigo. Forme burguers e frite até que doure ambos os lados. É aconselhável congelar antes de fritar, para que eles não fiquem desmanchando na hora de fritar.

(*) Pode usar grão germinado.

Sem comentários: