domingo, 25 de julho de 2010

Chamuças de Legumes com Caju

Ingredientes

350 g de batatas, cortadas em cubos
Sal
125 g de ervilhas congeladas
3 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola, picada
Pedaço de raiz de gengibre fresca de 2,5 cm, picada
1 dente de alho, esmagado
1 colher de chá de garam masala
2 colheres de chá de pasta de caril suave
1/2 colher de chá de sementes de cominhos
2 colheres de chá de sumo de limão
60 g de amêndoas de caju sem sal, picadas grosseiramente
Óleo vegetal, para fritar
Raminhos de coentros, para guarnecer
Chutney de manga, para servir

Massa(pode usar massa filo)
225 g de farinha
60 g de manteiga vegana
6 colheres de sopa de leite vegetal morno

Preparação
- Coza as batatas numa panela com água a ferver com sal durante 5 minutos. Junte as ervilhas e coza durante mais 4 minutos até as batatas estarem tenras. Escorra-as bem. Aqueça o óleo numa frigideira e cozinhe a cebola, a mistura de batata e ervilhas, o gengibre, o alho e as especiarias durante 2 minutos. Junte o sumo de limão e deixe cozinhar suavemente, destapado, durante 2 minutos. Retire do lume e esmague ligeiramente as batatas e as ervilhas. Acrescente as amêndoas de caju e depois mexa bem e tempere com sal.
- Para fazer a massa, ponha a farinha numa tigela e incorpore a manteiga. Misture o leite para formar uma massa. Amasse-a ligeiramente e divida-a em 6 porções. Molde cada porção numa bola e achate-a sob a forma de uma rodela com 18 cm de diâmetro. Corte cada uma ao meio.
- Divida o recheio igualmente pelos semicírculos de massa, espalhando-o até 5 mm das extremidades. Humedeça as extremidades da massa a toda a volta com água e dobre-as obtendo formas triangulares, pressionando bem as pontas para selar por completo o recheio.
- Aqueça o óleo vegetal numa frigideira a 180° C, até um cubo de pão dourar em 30 segundos. Frite as chamuças, poucas de cada vez, virando-as frequentemente até ficarem douradas e aquecidas por completo. Deixe-as escorrer sobre papel absorvente e mantenha-as quentes enquanto cozinha as restantes. Guarneça com raminhos de coentros e sirva quentes com o chutney de manga.

Preparação: 30 minutos
Tempo de cozedura: 40 minutos

As chamuças de legumes com caju são uns pequenos e deliciosos pastéis fritos alem de serem realmente simples de fazer. Sirva-os quentes ou frios como entrada a uma refeição indiana.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Calorias: 343 Kcal
Açúcares: 2 g
Proteínas: 5 g
Gorduras: 26 g
Hidratos de Carbono: 24 g

Sem comentários: