domingo, 25 de julho de 2010

Chamuças de Vegetais II


Ingredientes
100 g de farinha com fermento
1/2 colher de chá de sal
40 g de manteiga vegana, cortada em pequenos pedaços
4 colheres de sopa de água

Recheio
3 batatas médias, cozidas
1 colher de chá de raiz de gengibre fresca, picada
1 colher de chá de alho, esmagado
1/2 colher de chá de sementes de cominhos brancos
1/2 colher de chá de sementes de cebola e mostarda
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de malaguetas vermelhas, esmagadas
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 malaguetas verdes pequenas, picadas finamente
Ghee ou óleo, para fritar

Preparação
- Peneire a farinha e o sal para uma tigela. Junte a manteiga e misture com a farinha até o preparado se assemelhar a migalhas de pão finas.
- Adicione a água e mexa com um garfo para formar uma massa. Molde-a numa bola e amasse-a durante 5 minutos até ficar homogénea. Tape e deixe levedar.
- Para fazer o recheio, reduza suavemente a puré as batatas cozidas e misture-as com o gengibre, o alho, as sementes de cominhos brancos, as sementes de cebola e mostarda, o sal, as malaguetas vermelhas esmagadas, o sumo de limão e as malaguetas verdes.
- Forme pequenas bolas de massa e estenda cada uma muito finamente para formar rodelas. Corte-as ao meio, humedeça as extremidades e dê-lhes a forma de cones. Encha os cones com um pouco do recheio, depois humedeça as extremidades de cima e de baixo dos cones e sele-as, premindo-as. Reserve.
- Encha uma panela funda até um terço com óleo e aqueça-o a 180° C, até um pequeno cubo de pão dourar em 30 segundos. Coloque cuidadosamente as chamuças no óleo, poucas de cada vez, e frite-as durante 2-3 minutos até ficarem douradas. Retire-as do óleo e escorra em papel absorvente. Sirva quentes ou frias.

As chamuças (ou samosas), um tipo de pastéis indianos, constituem excelentes entradas. Na índia são acepipes populares que se vendem em bancas de beira de estrada.

Sem comentários: