domingo, 25 de julho de 2010

Chamuças de Vegetais

Ingredientes
100 g de farinha com fermento
1/2 colher de chá de sal
40 g de manteiga, cortada em pequenos pedaços
4 colheres de sopa de água

Recheio
3 batatas médias, cozidas
1 colher de chá de raiz de gengibre fresca, picada
1 colher de chá de alho, esmagado
1/2 colher de chá de sementes de cominhos brancos
1/2 colher de chá de sementes de cebola e mostarda
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de malaguetas vermelhas, esmagadas
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 malaguetas verdes pequenas, picadas finamente
Ghee ou óleo, para fritar

Preparação
- Peneire a farinha e o sal para uma tigela. Junte a manteiga e misture com a farinha até o preparado se assemelhar a migalhas de pão finas.
- Adicione a água e mexa com um garfo para formar uma massa. Molde-a numa bola e amasse-a durante 5 minutos até ficar homogénea. Tape e deixe levedar.
- Para fazer o recheio, reduza suavemente a puré as batatas cozidas e misture-as com o gengibre, o alho, as sementes de cominhos brancos, as sementes de cebola e mostarda, o sal, as malaguetas vermelhas esmagadas, o sumo de limão e as malaguetas verdes.
- Forme pequenas bolas de massa e estenda cada uma muito finamente para formar rodelas. Corte-as ao meio, humedeça as extremidades e dê-lhes a forma de cones. Encha os cones com um pouco do recheio, depois humedeça as extremidades de cima e de baixo dos cones e sele-as, premindo-as. Reserve.
- Encha uma panela funda até um terço com óleo e aqueça-o a 180° C, até um pequeno cubo de pão dourar em 30 segundos. Coloque cuidadosamente as chamuças no óleo, poucas de cada vez, e frite-as durante 2-3 minutos até ficarem douradas. Retire-as do óleo e escorra em papel absorvente. Sirva quentes ou frias.

Preparação: 40 minutos
Tempo de cozedura: 40 minutos

As chamuças (ou samosas), um tipo de pastéis indianos, constituem excelentes entradas. Na índia são acepipes populares que se vendem em bancas de beira de estrada.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Calorias: 261 Kcal
Açúcares: 0,4 g
Proteínas: 2 g
Gorduras: 23 g
Hidratos de Carbono: 13 g

Sem comentários: