quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

SUGESTÕES para a CEIA de NATAL (7)


ENTRADAS:

  • Mini-folhados de Legumes


Ingredientes
450 g de massa folhada

Recheio
225 g de batata-doce, cortada em cubos
100 g de pontas de espargos
2 colheres de sopa de creme vegetal
1 alho-francês, cortado às rodelas
2 cogumelos pequenos laminados
1 colher de chá de sumo de lima/limão
1 colher de chá de tomilho, picado
Pitada de mostarda seca
Sal e pimenta

Preparação 
- Corte a massa em 4 pedaços iguais. Estenda cada pedaço sobre uma mesa ligeiramente polvilhada com farinha até formar quadrados de 12,5 cm. Coloque sobre um tabuleiro de forno humedecido e corte um quadrado mais pequeno de 7,5 cm dentro de cada quadrado maior.
- Pincele com leite vegetal e cozinhe em forno previamente aquecido, a 200° C, durante 20 minutos até ganharem volume e dourarem.
- Entretanto, para fazer o recheio, coza a batata-doce numa panela de água a ferver durante 15 minutos até ficar tenra. Escorra bem e reserve. Branqueie os espargos em água a ferver durante cerca de 10 minutos até ficarem tenros. Escorra e reserve.
- Tire os quadrados de massa folhada do forno, cortando com cuidado os quadrados centrais com uma faca afiada. Retire-os e

- Derreta a manteiga numa caçarola e salteie o alho-francês e os cogumelos durante 2-3 minutos. Junte o sumo de lima, o tomilho e a mostarda, tempere bem e adicione a batata-doce e os espargos. Deite a mistura para os quadrados de massa folhada, tape-os com os quadrados menores que reservou e sirva.

ACOMPANHAMENTO:
  • Vegetais Agri-doces


Ingtredientes
2 beringelas grandes
6 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho, esmagados
1 cebola, cortada em oito
4 tomates grandes, sem sementes e picados
3 colheres de sopa de hortelã, picada
150 ml de caldo de legumes
4 colheres de chá de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
1 colher de chá de flocos de chili
Sal
Pimenta

Preparação
- Usando uma faca afiada, corte as beringelas em cubos. Coloque-as num passador, polvilhe com bastante sal e deixe a repousar durante 30 minutos. Enxagúe bem sob água fria para retirar todos os vestígios de sal e escorra as beringelas. Este processo remove o sabor amargo das beringelas. Por fim, seque-as com papel absorvente.
- Aqueça o azeite numa frigideira ou num wok. Junte as beringelas e salteie em lume brando, mexendo, durante cerca de 2 minutos até as beringelas começarem a ganhar cor.
- Adicione o alho e os gomos de cebola e cozinhe, mexendo constantemente, durante mais 3 minutos. Acrescente o tomate, a hortelã e o caldo de legumes. Baixe o lume, tape e cozinhe durante cerca de 20 minutos até as beringelas estarem tenras.
- Junte o açúcar amarelo, o vinagre de vinho tinto e os flocos de chili e, no fim, tempere a gosto com sal e pimenta para cozinhar durante mais 3 minutos, mexendo constantemente.
- Transfira os vegetais agridoces para um prato de servir aquecido, guarneça as beringelas com ramos de hortelã fresca e sirva de imediato.


PRATO PRINCIPAL:
  • Tofu Picante

Ingredientes:
1/2 colher de chá de chili em pó
1 colher de chá de paprika
2 colheres de sopa de farinha de trigo
225 g de tofu, cortado em pedaços de 1 cm
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 cebola, finamente picada
1 dente de alho, esmagado
1 pimento vermelho grande, sem sementes e finamente picado
1 abacate grande, maduro
1 colher de sopa de sumo de lima
4 tomates sem pele, sem sementes e picados
125 g de queijo vegano, ralado
8 tortilhas de farinha de trigo
150 ml de natas azedas
Sal
Pimenta
Raminhos de coentros, para guarnecer c
Chiles jalapeño verdes em pickles, para servir

Molho:
850 g de molho de tomate caseiro
3 colheres de sopa de salsa, picada
3 colheres de sopa de coentros, picados

Preparação:
- Misture o chili em pó, a paprika, a farinha, o sal e a pimenta num prato e passe o tofu pela mistura obtida.
- Aqueça o óleo numa frigideira e cozinhe, em lume brando, o tofu durante 3-4 minutos até ficar dourado. Retire com uma espumadeira, escorra em papel absorvente e reserve.
- Junte a cebola, o alho e o pimento ao óleo e cozinhe durante 2-3 minutos até ficarem macios. Escorra e reserve.
- Corte o abacate ao meio, descasque-o e retire o caroço. Corte-o longitudinalmente, coloque-o numa tigela com o sumo de lima e misture bem.
- Junte a mistura de tofu e cebola e adicione cuidadosamente o tomate e metade do queijo. Deite um oitavo do recheio no centro de cada tortilha, coloque as natas por cima e enrole. Disponha numa só camada as tortilhas sobre uma assadeira pouco funda.
- Para fazer o molho, misture todos os ingredientes. Deite o molho sobre as tortilhas, polvilhe com o queijo ralado restante e leve ao forno previamente aquecido, a 190° C, durante 25 minutos, até ficar dourado e a borbulhar. Guarneça com raminhos de coentros e sirva o tofu com malaguetas imediatamente com chiles jalapeños em pickles


SOBREMESA:
  • Pudim de Fruta ao Vapor


Ingredientes:
2 colheres de sopa de xarope de milho, mais um pouco para servir
125 g de manteiga ou margarina
125 g de açúcar amarelo ou refinado
175 g de farinha autolevedante de trigo
1 colher de chá mal cheia de canela em pó ou pimenta da Jamaica
Raspa de 1 laranja
1 colher de sopa de sumo de laranja
4 colheres de siopa de leite vegetais morno
90 g de sultanas
5 colheres de sopa de gengibre de conserva, picado finamente
1 maçã, sem casca, sem caroço e ralada grosseiramente

Preparação:
- Unte completamente uma forma redonda de 850 ml. Coloque o xarope de milho dentro da forma.
- Bata a manteiga e o açúcar até ficar um preparado muito leve, fofo e pálido. Continuando a bater, junte o leite vegetal, adicionando uma colher de farinha entre cada colher de leite.
- Peneire a farinha restante com a canela ou a pimenta da Jamaica e adicione à mistura, seguindo-se a raspa e o sumo da laranja. Junte as sultanas e depois o gengibre e a maçã.
- Coloque a mistura na forma e alise o topo. Cubra com um pedaço de papel vegetal, prendendo as pontas às bordas da forma.
- Tape com uma folha de papel de alumínio. Prenda bem com cordel, passando-o também por cima do molde para o poder retirar facilmente da panela.
- Coloque a forma numa panela cheia até meio com água a ferver, tape e coza a vapor durante 1 h 30 minutos, juntando mais água se necessário durante a cozedura.
- Para servir o pudim de fruta ao vapor, retire o alumínio e o papel vegetal, desenforme para um prato de servir aquecido e sirva imediatamente esta deliciosa sobremesa.





Receitas adaptadas do site  receitasvegetarianas.net/

Sem comentários: