Receita PapaCapim
500g de batatas(***)
3-4 cs de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino a gosto (melhor se for moída na hora)
Descasque e corte as batatas ao meio ou em quatro, dependendo do tamanho. Coloque as batatas em uma panela média, acrescente água suficiente pra cobri-las, uma pitada generosa de sal e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver baixe o fogo e deixe cozinhar coberto até as batatas ficarem bem macias. Retire as batatas da panela (reserve o líquido) e amasse-as ainda quentes (com um garfo ou, melhor ainda, um espremedor de batatas). Junte o azeite (use 3cs se quiser um purê mais leve ou 4cs se você for fã de azeite, como eu), 1/2x da água do cozimento (que ainda deve estar quente), sal e pimenta a gosto e misture vigorosamente com uma colher de pau. Eu gosto de purê bem espesso (como mostra a foto acima), mas se você preferir uma consistência mais líquida, acrescente mais um pouquinho da água do cozimento até atingir a textura desejada. Prove, corrija o sal e sirva imediatamente. Rende 4 porções.
(***) Dica: adicionar outro legume branco.
Purê de batata e espinafre
Doure 2 dentes de alho picados em 1cs de azeite. Junte 3x de espinafre lavado e picado e refogue durante um minuto. Tempere com sal e pimenta do reino e junte à receita básica de purê.
Purê de batata e cenoura (ou jerimum)
Cozinhe 250g de batata e 250g de cenoura (ou jerimum) e siga as instruções da receita básica.
Purê de batata e brócolis
Doure 2 dentes de alho picados em 1cs de azeite. Junte 2x de brócolis picadinho, misture bem e deixe cozinhar coberto, em fogo baixo, até o brócolis amolecer (não precisa acrescentar água). Tempere com sal e pimenta do reino e junte à receita básica de purê.
(Versão bônus) Purê de batata com hummus
Prepare a receita básica com apenas 2cs de azeite e acrescente 2cs cheias de hummus. Essa dica também é válida pras receitas com legumes: 1cs de hummus vai deixa-las ainda mais cremosas e saborosas.
E para a Criançada!
O arco-íris de purezinhos (espinafre, beterraba, cenoura e milho)
Bebês acima de 10 meses já não comem mais aquele sopão de um tubérculo, legumes. Já é necessário começar a prepará-los para se juntar às refeições da família. É por isso que começamos a dividir a comida no prato do bebê; para que ele entenda que há uma separação e para que ele comece a diferenciar os sabores e texturas dos alimentos.
Mas, nem sempre tudo é fácil. As vezes não se tem uma aceitação imediata à textura de alguns legumes. Para que não falte na alimentação, durante a adaptação, tente misturar o legume com um tubérculo para conseguir uma textura mais cremosa.
Olha que maravilha! Todas as receitas abaixo são apropriados para bebês a partir de 6 meses.
Purezinho verde: Recheado de ferro, vitamina C e cálcio. Excelente para bebês com prisão de ventre!
batata inglesa
espinafre
alface
ervilha
abobrinha/courgete
salsa
Purezinho roxo: Rica em vitaminas, ferro, licopeno e acido fólico!
batata doce roxa
beterraba
tomate pelado
rabanete
Purezinho amarelo: Com luteína, caroteno e proteína.
Boa idéia para bebês abaixo do peso.
batata baroa ou mandioquinha
milho verde
raspa de limão siciliano
Purezinho laranja: Vitamina A e beta-caroteno!!
batata doce
abóbora
cenoura
Estas receitas podem ser congeladas!
Pode fazer com outros legumes.
Usar os temperos a gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário