terça-feira, 5 de junho de 2012

Berinjela à Milanesa


Preparação:
Corte a beringela em fatias finas, esfregue sal marinho, com cuidado, por todos os lados. Faça um montinho com as fatias e ponha um peso em cima. Deixe-as assim por mais ou menos 1/2 hora. Então, enxagüe cada fatia e seque-as com um pano de prato ou papel-toalha. Separe. (Pra fazer banana à milanesa não precisa dessa preparação).

Mergulhe cuidadosamente cada fatia nas misturas seguintes (exatamente nessa ordem):
  1. Farinha de soja(ou de grão), farinha de trigo, pitada de fermento, sal e pimenta
  2. Leite de soja, linhaça em pó, azeite de oliva, pitada de vinagre branco
  3. Farinha de pão (ou de rosca) misturada a um pouquinho de farinha de milho
A cada passo acima, faça a fatia ficar muito bem misturada, seja na mistura seca ou na líquida.

Frite em um pouquinho de óleo de canola bem quente e deixe escorrer em papel-toalha antes de servir. Nesse caso, servimos com uma salada verde e uma porção de aspargos cozidos no vapor. A salada e os aspargos, por serem bem light, equilibram a gordura da beringela preparada à milanesa e frita. Sequinha e crocante. Delicie-se sem culpa!



The Love Food

Receita para 2 pessoas

1 beringela grande, gorda e firme
Sumo de 1 limão
Sal
Alho em pó
1 chávena/xícara/cup de farinha
Água
Pão ralado

Corte a beringela em fatias.
Coloque as fatias num prato, regue-as com o sumo de limão, polvilhe com alho em pó e uma pitada de sal em cada. Deixe repousar durante 10mn a 30mn.
Deite a farinha numa taça e vá juntando água até ficar uma massa tipo de crepe/panquecas. Mexa bem para ficar sem grumos. A massa deve colar às fatias de beringela, não deve ficar muito grossa para não criar uma camada de massa na beringela, nem muito fina, ou não “agarra”.
Envolva as fatias de beringela nessa massa, e depois passe-as pelo pão ralado até ficarem completamente cobertas.

Frite-as num fio de azeite, e adicione mais azeite sempre que necessário (a beringela absorve bastante gordura). Se não quiser fritar, faça-as no forno a 200ºC, num tabuleiro coberto com papel vegetal, durante 30mn ou até estarem douradas.
Retire-as para um papel absorvente, e coma logo (de qualquer maneira não vai conseguir resistir muito tempo!). Também pode deitar umas gotinhas de limão antes de servir, ficam óptimas.

Perdição…




Ingredientes

100 g de fubá(farinha de milho)
1/2 colher (chá) de pimenta chili em pó
1 colher (chá) de orégano seco
Sal a gosto
1 berinjela cortada em fatias de 1 cm
Óleo vegetal para fritar

Preparação
Em um prato raso, misture o fubá, a pimenta chili em pó, o orégano e o sal. Envolva cada fatia de berinjela nessa mistura até ficar bem revestida em ambos os lados. Bata para retirar o excesso.

Aqueça uma pequena camada de óleo em uma frigideira grande. Quando o óleo estiver quente, organize uma camada de rodelas de berinjela no óleo e frite sem tampar por 2 a 3 minutos. Vire as rodelas e frite até dourar. Continue acrescentando óleo e fritando as rodelas até que todas estejam fritas.

Você também pode cozinhar as rodelas de berinjela na grelha em uma assadeira levemente untada com azeite, virando-as na metade do tempo. Sirva quente ou frio.

Sem comentários: