sexta-feira, 2 de março de 2012

Gnocchi de abóbora com molho cremoso de courgete


Ingredientes para o gnocchi
500g de abóbora
1 e 1/4 cháv/xícara de farinha de trigo
1/2 cháv/xícara de amido de milho
sal
1 colher sobremesa de manteiga vegetal amolecida
3 colheres sopa de queijo parmesão vegano

para o molho 
2 courgetes/abobrinhas pequenas
1/2 cebola picada
azeite extra virgem
sal

Preparação do gnocchi
Cozinhe a abóbora em água com sal. Escorra bem e processe até ficar um puré. Junte os outros ingredientes e misture bem.

Nota: Para saber se o ponto da massa está bom, deixe uma panela com água a ferver e coloque um pouco da massa e deixe cozinhar até o gnocchi subir para a superfície. Prove e veja se é necessário colocar mais farinha.

Se a massa estiver no ponto firme porém macio, faça o cozimento do restante colocando, com o auxílio de 2 colheres, pequenas porções para cozinhar (essa massa, por ser mais húmida, não dá para enrolar). Retire-os com uma escumadeira quando subirem à superfície e deixe-os escorrer. Coloque-os numa travessa refratária. Faça isso até terminar de cozinhar toda a massa.

para o molho
Refogue a cebola no azeite, junte a courgete (com casca) picada, corrija o sal, coloque um pouquinho de água e deixe cozinhar até amolecer. Bata  no liquidificador ou processador até ficar um creme.

Despeje sobre o gnocchi cozido, salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido para gratinar. Se gostar, salpique salsa picadinha antes de servir.

Adaptada: caldeiraodabruxasolar

Sem comentários: