quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Quinoto com Tofu defumado, manjericão e tomatinho cereja


Ingredientes
4 xícaras de chá de Quinua(*) em grão cozida
4 colheres de azeite extra-virgem
1 xícara de chá de tomatinhos cereja cortados ao meio
1/2 xícara de chá de Amêndoas em lascas
1 xícara de chá de tofu defumado cortado em cubos
1 xícara de chá de manjericão fresco ligeiramente picados
1/2 xícara de chá de uvas passas brancas
1/2 xícara de chá de salsa picada fina
1 colher de sobremesa de páprica doce ou picante (se desejar)

Preparo da Quinua
250g de Quinua Real Orgânica(*)
250ml de água filtrada
250ml de suco de laranja
2 estrelas de anis
1 pau de canela

Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe cozinhar como arroz.

Preparo do Quinoto:
 Misture todos os ingredientes na Quinoa já cozida e sirva quente ou fria. Sugestão: Se desejar acrescente também 1xícara de chá de cogumelos Paris ou Porto belo, ou fundos de alcachofras, aspargos verdes, frescos cozidos em água filtrada e com um pouquinho de sal.


(*)
A Quinoa é considerada um alimento completo pela FAO(Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) por reunir vantagens tanto de cultivo quanto nutritivas. Entre as propriedades nutricionais, a quinoa, apesar de ser um cereal, não contém glutén (que em excesso pode causar problemas intestinais e digestivos) e possui grande concentração de proteína (contém 16 tipos de aminoácidos essenciais, ou seja, os que não são produzidos pelo corpo humano), zinco e ferro. 

Por conta disso, a quinoa tem ação cicatrizante, analgésica e anti-inflatória, sendo recomendada especialmente para vegetarianos por conseguir substituir o consumo de carne vermelha sem prejuízo para o organismo.

As vantagens não param por aí. A quinoa também possui alto teor de fibras, o que favorece o funcionamento do instestino, afastando o incômodo da prisão de ventre, além de ajudar a emagrecer pois prolonga a saciedade. Magnésio, potássio e manganês são outros minerais presentes na quinoa, que também possui vitaminas que controlam diversas funções do nosso metabolismo, como as vitaminas B1, B2, B3, D e E.

Receita de Ana Montanaro

Sem comentários: