Chutney (termo de origem anglo-saxónica, usado com alguma frequência por portugueses, brasileiros e moçambicanos), ou chetnim (termo indo-português oriundo de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia, por vezes também usado nos demais países de língua portuguesa), chatni (transliteração Hindi) ou catni (transliteração arcaica) é um condimento de paladar agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda uma mistura dos dois, originário da Índia.
Beringela e limão
Ingredientes comuns a em grande parte dos chutneys ou chetnins são a pimenta, os frutos e vegetais, ou ainda uma mistura destes dois. O tempero utilizado na preparação inclui quase invariavelmente açúcar mascavado, sal, alho, cebola, vinagre, gengibre e canela. As especiarias vulgarmente utilizadas são o coentro, o cominho, a assa-fétida e o feno-grego.
Coco
Tomate
Em Goa, é possível encontrar, entre outros, chetnim de coentro e chetnim doce de manga.
Chutneys servidos em folha de banana, à maneira do sul da Índia
Achar é uma conserva típica da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. A palavra achar designava no passado os pickles.
Modo de esterilizar frascos para chutneys:
Coloque os frascos e as tampas numa panela grande com água a cobrir e ferva durante 15 minutos.
Retire-os com uma tenaz,limpe-os com um pano seco por dentro, encha-os com a compota ainda quente.
Feche os frascos e vire-os de pernas para o ar até ficarem frios. Com este método vão criar vácuo e nunca irão criar bolor.
OU
.. colocar os frascos de cabeça para baixo dentro do forno desligado e depois aquecer o forno até 160º. Quando chegar a essa temperatura, desligue. Esterilizar as tampas e água a ferver.
Sem comentários:
Enviar um comentário