segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Calzone de legumes



Ingredientes para a massa

300g de farinha integral
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de orégãos secos
2 colheres de chá de sementes de linhaça
1 saqueta de levedura de padeiro
1 colher de sopa de azeite
1,5 dl de água quente

Preparação
Numa tigela misture a farinha, o sal, os orégãos, a linhaça e a levedura de padeiro. Abra uma cavidade no centro e deite o azeite e a água. Misture. Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha integral e amasse até não colar. Amassar activa o glúten e o fermento, pelo que não deve descurar esta etapa.

Coloque a massa numa taça untada com um pouco de óleo ou azeite, tape com um pano e deixe levedar num sítio morno, nunca menos de 1 hora. A massa vai dobrar de volume.

Ingredientes para o recheio

1 couve
1 cenoura
1 chávena/xícara de ervilhas congeladas
½ caldo de legumes
1 colher de sopa de molho de tomate ou de polpa de tomate
1 dente de alho ou alho em pó
1 pitada de pimenta preta.

Preparação
Corte a cenoura aos pedacinhos e a couve às tiras finas. Numa panela salteie a couve, a cenoura e as ervilhas num fio de azeite, mexendo de vez em quando, até perderem a água (se usar o dente de alho, adicione-o ao azeite antes de colocar os legumes). Junte o molho de tomate ou a polpa de tomate, o caldo de legumes e um pouco de água. Tempere com sal e tape. Deixe refogar 15 a 20 mn, ou até estar tenro e as ervilhas cozidas (as minhas couves demoraram imenso tempo a cozer, apesar de terem sido apanhadas há minutos). Quando estiver pronto, tempere com a pimenta preta e o alho em pó, se não usou o dente de alho, e envolva bem. Deixe arrefecer.

Com um rolo da massa estique a massa uniformemente até fazer uma rodela fina. Coloque o recheio em metade da massa e tape com o resto da massa, apertando bem as pontas para não abrir.

Leve ao forno durante 15 mn a 150 ºC.

Eu servi com uma salada de alface, pepinos e coentros, apanhados hoje de manhã e incrivelmente deliciosos, frescos e crocantes, regados com um simples fio de azeite.

Fonte: The Love Food

Sem comentários: