sábado, 9 de janeiro de 2010

Arroz NÃO integral - receita básica

Resultado de imagem para cook rice

Como preparar

Lembre-se de que o arroz deve ser sempre posto a cozer em água fervente, nunca em água fria ou morna. Mesmo a água que se adicionar durante o cozimento deve ser quente.

Um bom arroz, bem solto, depende até certo ponto da sua qualidade. Há certos tipos que cozinham rapidamente: são os melhores para preparar arroz-doce. Deve escolher bem o arroz, lavá-lo em diversas águas e deixá-lo secar durante cerca de uma hora numa peneira ou no escorredor. Eis a maneira mais comum de preparar arroz. Para cada duas chávenas de arroz cru, refogue 1 cebola picada em 3 colheres (sopa) de azeite. Junte, se quiser, um tomate pequeno, sem pele nem sementes, picado. Assim, o arroz ficará levemente rosado. Mexa bem, deite o arroz no tacho e deixe ao lume durante alguns minutos, mexendo para não pegar no fundo. Em seguida, junte cerca de 5 chávenas de água fervente. A maior ou menor quantidade não só depende da qualidade do arroz, como do facto de o preferir mais ou menos cozido. Junte o sal, mexa bem, deixe ferver durante 5 minutos em lume vivo e depois diminua a chama. Em média, o arroz leva de 15 a 20 minutos para cozinhar. Para aquecer, ao jantar, o arroz que sobrou do almoço, a melhor maneira é fazê-lo em banho-maria. Ou, então, coloque o tacho do arroz sobre outro tacho, ou sobre a panela da sopa para que aqueça no vapor. Uma outra forma, ainda, é colocar o arroz numa peneira e esta sobre um tacho com água fervente.

Para dar ao arroz enformado um aspecto apetitoso, depois da forma untada, salpique-a com salsa,  antes de a encher com arroz.

Para desenformar na perfeição, unte a forma com margarina, comprima o arroz, conserve quente e desenforme para servir.

Também pode passar a forma por água fria, antes de a encher com o arroz, para desenformar melhor.

Prepare o arroz-doce dando-lhe um gosto e uma textura diferente. Coza-o em leite de coco com um pau de canela e o açúcar.

As sobras de arroz podem ser aproveitadas em pequenos bolos, arroz de forno, sopas ou soufflés.


A quantidade certa

Prepare aproximadamente 50 g de arroz (cru) por pessoa;
Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 g de arroz cru serão equivalentes a 150 g de arroz cozido.


Truques para um arroz mais solto

Para preparar um arroz que vai deliciar todos siga esta recomendação: faça um furo no arroz quando este estiver quase cozido. Verta nesse espaço uma colher de sopa de vinagre e deixe cozer lentamente por mais dois minutos. Vai-se surpreender com um arroz tão solto...

Existem, no entanto, outros processos para cozer arroz de forma a que os bagos fiquem soltos. Um consiste em cozer o arroz com muita água, a que se junta uma pitada de sal, até que os bagos comecem a abrir. Retira-se do lume, deita-se num passador que se coloca debaixo duma torneira, deixando correr a água até que o arroz fique solto. Escorre-se da água, coloca-se num tabuleiro numa camada de 3 cm de espessura, tempera-se e leva-se a secar ao forno, regulando para calor brando.

Ao outro processo chama-se "à oriental" e é muito simples. Numa caçarola, deitam-se 3 colheres (sopa) de manteiga vegetal e leva-se ao lume até derreter, depois deita-se 1/2 quilo de arroz sem ser lavado, mexendo com uma colher de pau, até o arroz alourar e absorver a gordura. Adiciona-se água a ferver, temperando segundo a receita, por forma que a água tenha o dobro do volume do arroz. Deixa-se ferver em lume vivo, sem se mexer, durante 20 a 25 minutos. Querendo, a meio da cozedura, pode tirar-se a caçarola do lume e meter-se no forno, para aí acabar de cozer e secar.

Passar o arroz por água corrente depois deste estar cozido pode ser uma forma de o tornar mais solto. Ou mais frio se não tiver cuidado...

Adicione uma gota de limão à água onde for cozer o arroz. Um truque simples que ajuda ao arroz ficar mais solto.


Arroz bem seco

Para fazer um arroz bem seco sem maiores complicações, você deve experimentar o segunte procedimento: cinco minutos antes de terminar o cozimento, coloque uma fatia de pão dentro da panela. Tape e termine de cozinhar o arroz. O pão absorverá o excesso de água e os grãos incharão.

Se você quiser o arroz soltinho e não conseguir, quando ele estiver pronto, destape a panela e adicione uma colher de sopa de água fria. Deixe por alguns minutos, seque e veja o resultado.


Arroz queimado

Para eliminar o cheiro e sabor a queimado, introduza uma cebola cortada ao meio entre o arroz. Deixe dentro da panela por alguns minutos e depois transfira o arroz para outro recipiente sem retirar o fundo que ficou queimado.

Para retirar resíduos de arroz queimado do fundo do tacho, junte um pouco de água com vinagre, leve ao lume, deixe ferver e vá soltando os resíduos com uma colher de pau.


O tempero certo

É sempre aborrecido depois de cozermos o arroz verificar que este está com pouco sal... Misture o sal em falta num copo de água e junte-o ao arroz. De seguida leve-o novamente ao lume até estar novamente no ponto! Porém se o arroz estiver salgado, borrife-o apenas com sumo de limão. Simples e eficaz.

Esqueceu-se do por sal no arroz? Dissolva o sal necessário numa pequena quantidade de água fervente e junte ao arroz. Misture, sem mexer demasiado, e cozinhe em lume brando até o líquido evaporar.


Composição

Cada 100 g de arroz contém 8,5 de proteínas, 1,9 de gordura, 74,8 de hidratos de carbono e 345 calorias. Além disso, o arroz contém também vitaminas B1 e principalmente B2, ferro, fósforo e cálcio.


Saúde

O arroz é indicado para quem tem distúrbios intestinais, em especial o arroz branco feito sem gordura, de fácil digestão, cuja água do cozimento ajuda os bebés com diarreia. É um alimento muito rico, completo e com óptimas propriedades. Não é aconselhado para quem tem os intestinos presos, que deve preferir o integral por ter fibras. O arroz deve ser comido com leguminosas, pois as suas proteínas são incompletas.


Como escolher

O arroz solto, feito com o tipo de arroz longo ou médio, só fica bom com grãos inteiros. Ao comprar, prefira aquele que apresente os grãos médios, com menos quantidade possível de grãos partidos. Não compre se estiver opaco, pois ficará empapado. O arroz deve ser um pouco translúcido. Para risotos, escolha o arroz de grão curto. nas lojas de produtos especializadas de produtos alimentares, existem tipos de arroz italianos especiais para este prato. Ao escolher arroz integral, prefira-o sem resíduos, sinal de caruncho ou ácaros; aracnídeos microscópios que atacam o germe dos grãos - a presença de pó no fundo da embalagem pode indicar a sua presença.

Convém guardar o arroz em latas ou frascos, evitando deixá-lo na embalagem, onde poderá absorver o cheiro de outros produtos que estejam próximos.

Sem comentários: