sábado, 3 de setembro de 2011

Saladas


Acho que as saladas podem ser divertidas e diferentes. Basta sair da tradicional alface e tomate e soltar a imaginação. Temos várias opções de verduras: escarola, acelga, rúcula, repolho, endívia, agrião e mesmo quando se fala em alface temos a lisa, frisada, romana, crespa, mimosa, roxa, americana ...


Temos ainda a couve-flor, brócolos, cenouras e porque não o quiabo? Para acompanhar tomates, pepinos, chuchu, batata, cebola, palmito, sem falar nas frutas: abacaxi, maçã, pêra, kiwi, melão, melancia, laranja, manga e a linda estrelinha da carambola. E que tal os queijos vegetais


Lembrando: produtos orgânicos preservam a saúde dos agricultores, consumidores, solo, água e animais.
Salada de repolho roxo com abacaxi
Sugestões

  • Salada de repolho grelhado 
Toste ligeiramente pedaços de repolho verde e roxo com cenouras, em palitos. Deixe esfriar, rasgue e tempere com maionese, vinagre, sal e açúcar.

  • Batatas
Escalde as batatas e cebolas roxas; leve à grelha. Salpique salsinha picada, aipo/salsão e regue com vinagre de cidra.

  • Folhas
 Misture folhas de couve, repolho, brócolos com tempero de azeite, limão e Vegparmesão, e croutons grelhados.

  • Alface americana
 Corte o maço em quatro, toste na grelha e misture com tomates-cereja grelhados em espetinho. Cubra com tempero de queijo vegetal tipo gorgonzola.

  • Ratatouille
Corte em cubinhos abobrinha/courgette, abóbora, beringela, cebola e tomate e grelhe. Salpique manjerona ou orégãos, tomilho e manjericão. Por último, regue com azeite.

Sem comentários: