segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Esparguete com Grão-de-Bico, Espinafre e Molho Picante de Tomate (vegana)

Espaguete com Grão-de-Bico, Espinafre e Molho Picante de Tomate (vegana)

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 talo de aipo bem picado
1 lata de tomates picados (cerca de 400 g)
340 g de esparguete grano duro
200 g de grão de bico já cozido
1/2 colher de chá de molho de pimenta ou a gosto
170 g de folhas de espinafre sem o talo
Sal e pimenta do reino
Folhas de salsa lisa fresca para decorar

Preparo

Em uma panela de base grossa, aqueça o azeite e acrescente a cebola e o alho, refogando em fogo moderado por 3 a 4 minutos, mexendo ocasionalmente, até ficarem macios. Adicione o aipo e frite, mexendo, por 1 a 2 minutos, depois junte os tomates picados com o líquido de conserva e deixe ferver. Reduza a chama e cozinhe em fogo brando, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até engrossar.

Enquanto isso, cozinhe o espaguete numa panela grande com água fervente por 10 a 12 minutos, ou conforme as instruções da embalagem, até ficar al dente.

Quando o molho estiver cozido, acrescente o grão-de-bico e o molho de pimenta. Adicione o espinafre e deixe cozinhar em fogo baixo por 1 a 2 minutos, mexendo, até o espinafre murchar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Escorra o espaguete e misture ao grão-de-bico e ao molho de tomate. Disponha as folhas de salsa por cima do prato e sirva imediatamente. Este é um prato colorido, fácil de preparar e cumpre satisfatoriamente o papel de prato principal.



Fonte: Fernando Villas Boas

Sem comentários: