segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bolo Rei de alfarroba



Ingredientes:

250 ml água quente;
500 gr farinha brioche nacional;
2 colheres (sopa) farinha alfarroba;
1 colher (chá) canela em pó;
2 colheres (sopa) vinho do porto;
Azeite q.b.;
Frutos secos biológicos (cajús, amendoas e nozes);
Frutas secas biológicas (uva-passa e pasta de figo);
Raspa de 1 laranja;
Raspa de 1 limão;
substituto de ovo e vinho do porto para pincelar;
Tâmaras, Alperces, Cajús e Nozes para decorar;
Açúcar em pó para povilhar.


Preparação:
No copo da bimby colocar a água quente, a farinha da nacional, farinha de alfarroba e canela. Programar 5 minutos, velocidade espiga. Logo no minuto inicial verificar se precisa de mais água já que a massa deve ficar bastante húmida mas formar bem a bola com malha elástica. Ao 3ºminuto juntar as colheres de vinho do Porto. Atar o copo da bimby com um pano à volta e outro por cima. Deixar levedar, desligada, 1 hora.

Ao fim deste tempo, aquecer o forno a 100º, enquanto se retira a massa para cima de uma bancada onde previamente se deitou uns fios de azeite. Espalhe bem o azeite na mesa de trabalho e nas suas mãos antes de tocar na massa.

Abra a massa com as mãos em formato de lençol, sem esburacar. Não use rolo (iria retirar fofura à massa). Vire a massa para untá-la no azeite da mesa de um lado e de outro. Volte à posição inicial, deite uma chávena de frutos secos e de frutas secas partidas miúdinhas e raspa de citrinos por cima. Enrole a massa como se fosse uma torta. Forme uma bola e em cima dum tapete de silicone, com as pontas da massa virada para baixo, abra buraco ao meio. Convém fazer todo este processo relativamente rápido para evitar que a massa esfrie muito.

Leve a massa no tapete de silicone ao forno préviamente aquecido, reduzindo a temperatura para 50º. Deixe ficar a levedar dentro do forno, a 50º durante 30 minutos.
Terminados os primeiros 30 minutos, com 1 colher de vinho do porto e pincele a massa de bolo rei que entretanto já deve ter levedado um pouco. Após pincelar decore com as tâmaras, alperces, cajús e nozes. Feche o forno e aumente temperatura para 100º, durante 30 minutos.

Terminados os segundos 30 minutos, aumente temperatura para 160º durante 15 a 20 minutos. Para verificar se já está pronto pique com palito de espetada. Se sim, retire do forno e povilhe com açúcar em pó.

Fonte

1 comentário:

RUTE disse...

Ups!
Esta receita, este texto e estas fotos são minhas :)
Era de bom tom referir a fonte, especialmente porque é um blog que se apresenta como sendo ético.

Bem, mas se foi aqui publicado é porque agradou não é verdade?
Gostava de ter recebido um comentáriozinho no meu a agradecer.
Bom ano novo.
Próspero 2011.
Abraço amigo,
Rute
Publicar Para Partilhar