sábado, 12 de junho de 2010

Pão ázimo


Matzá, pão sem fermento utilizado na comemoração de Pessach. Pão ázimo ou asmo, matzo (ídiche) matzá (hebraico), מַצָּה, é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo (ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio) e água. Apreparação da massa não deve exceder 18 minutos para garantir que a massa não fermente. De acordo com a tradição judaico-cristã, pão ázimo foi feito pelos israelitas antes da fuga do Antigo Egito, por que não houve tempo para esperar até a massa fermentar.

Hoje em dia é comida obrigatória na festa do Pessach (páscoa judaica), que também se chama Hag ha-matzot, ou a festa dos pães ázimos.

Por causa da proibição do uso de farinha normal durante o Pessach para preparação de comida, usa-se a farinha do pão ázimo (matze mehl em ídiche, kemach matzá em hebraico), que é simplesmente o pão ázimo moído.

Receita tradicional
ingredientes 
um quilo de farinha de trigo ou integral
meio litro de água fria
meio copo de azeite
sal a gosto 


Modo de preparo 
Amasse bem os ingredientes. Com o auxílio de um rolo, abra a massa bem fina, coloque-a em uma forma levemente untada e com a ponta de uma faca, risque em formato quadrado. Isso facilita o partir. A massa deve ficar bem fina, praticamente transparente.


Farinha de Matzá A partir do Matzá é feita outra farinha, usada como substituta da farinha comum em muitos pratos tradicionais servidos no Pessach.

Matzá para Pessach É importante notar que, para o Pessach, a própria farinha deve ser feita de modo a se manter Kasher le Pessach. Uma das formas é usar um moinhos especialmente kasherizado e interromper a produção a cada 18 minutos para eliminar (com fogo) qualquer umidade.

Além disso, na Matzá de Pessach são permitidos apenas farinha e água, enquanto em outras épocas podem ser colocados ovos ou outros ingredientes.

Sem comentários: