segunda-feira, 6 de junho de 2016

Geleias SEM açúcar



Para a calda:
1 maçã pequena (de preferência doce)
1 chávena/xícara de água

Para a geleia:
1 1/2 chávena/xícara de frutas vermelhas frescas, congeladas ou desidratadas em pedaços pequenos
1 1/2 chávena/xícara de água
1/2 limão espremido

Lave bem a maçã com a casca e as sementes e pique-a em pedaços. Coloque a água a ferver e deixe-a cozinhar em lume baixo até ficar bem macia. Coe essa calda, e retorne-a ao lume, agora alto. (Pode aproveitar a polpa para boloa, biscoitos ou recheios)

Esta calda de maçã vai ajudar a geleia a engrossar pois ela contém pectina, essencial para esta receita, já que não temos o açúcar para fazer isso.

Acrescente à calda coada as frutas vermelhas, a água e o limão e misture bem. Quando ferver, baixe o lume e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até alcançar o ponto de geleia (pode ser mais ralo ou mais grosso, dependendo da sua preferência — lembre-se de que ela fica mais espessa ao arrefecer). Se ficar muito grossa, coloque um pouquinho de água e retorne ao lume.

※¤※




Ingredientes
100 g de mirtilos frescos
3 colheres de água
1 colher de açúcar de tâmaras(se quiser mais doce, adicione mais)
1 colher cheia de chia

Preparação
Coloque num tacho os mirtilos, a água e o açucar, mexa sempre, em lume médio até que os mirtilos comecem a desmanchar e baixe o lume.
Triture os mirtilos.

Adicione a chia e mexa sempre até atingir a consistência desejada. Ou cerca de 10 minutos, mexendo sempre, até a chia absorver todo o liquido e está pronta!

A geleia também pode ser feita com morangos, amoras, framboesas, uvas.


※¤※
Coloque a geleia pronta num frasco esterilizado (ferva o pote e a tampa 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano limpo). Tape. Conserva no frigorifico até 1 mês.

Sem comentários: