sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Salada de Trigo e Beterrabas com Vinagrete


ingredientes

300 gramas de trigo em grãos ou trigo sarraceno
2 beterrabas medias (ou 350 gramas aproximadamente)
1 colher de azeite
¼ copo de vinagre de vinho tinto ou balsâmico
1/3 copo de azeite
1/3 copo de óleo de girassol
1 colher de sopa de alcaparras
½ limão (sumo/suco)
½ copo de salsa picada
¼ copo de cebolinha picada

Na véspera, ponha o trigo num recipiente com bastante agua e deixe-o de molho pelo menos 12 horas.
No dia seguinte, prepare as beterrabas (que alias podem ser assadas de véspera também). Ponha-as num pequena travessa, entorne o azeite por cima. mexa-as bem para ficarem bem envoltas pelo azeite e cubra a travessa com papel alumínio. Leve ao forno por 30 minutos pelo menos ou até uma faca entrar facilmente na beterraba. Isso pode levar de 30 até 60 minutos dependendo do tamanho, do forno, do frescor etc. Retire do forno e deixe esfriar.
Tire a pele da beterraba e pique em pedaços pequenos.  Ponha os pedaços numa panela media e acrescente 4 copos de agua. Leve ao fogo baixo e deixe fervilhar por uns 3 minutos. Retire do fogo, escorra as beterrabas guardando o liquido cor-de-rosa.  Ponha esse liquido numa panela, junte o trigo escorrido e leve ao fogo médio por uns 45-50 minutos ou até os grãos estarem cozidos. Você provavelmente vai ter que acrescentar mais agua à medida que o trigo for secando. Quando o trigo estiver cozido, escorra e passe agua fria para cessar o cozimento. Reserve.
 Junte a metade da beterraba picada ao trigo cozido. A outra metade da beterraba ponha na vasilha do liquidificador. No liquidificador junte também o vinagre, o azeite de oliva, o óleo, as alcaparras  e o sumo/suco de limão. Triture bem até formar um creme. Prove e acerte o tempero com sal e bastante pimenta do reino.
  Quando o trigo estiver à temperatura ambiente, regue-o com o molho. Adicione a salsinha e a cebolinha picada, e sirva imediatamente, ou leve a geladeira em recipiente fechado para deixar a salada mais fresca. Pode guardar esta salada 3 a 4 dias no frigorífico/ geladeira se propriamente condicionada.

receita adaptada de simplesmentedelicia

Sem comentários: