segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Folhados de....


... Seitan ou Tofu

Ingredientes (para 4 pessoas):
2 fatias de seitan/tofu
azeite q.b
1 cenoura
1 cebola
1 alho francês
250g de massa folhada já descongelada
sal integral q.b
pimenta preta q.b
alho em pó q.b

Preparação:
Aquece o azeite numa frigideira anti-aderente e aloura a cebola, a cenoura e o alho francês picados. Tempera com sal e pimenta. À parte, tempera as fatias de seitan/tofu com sal, pimenta e alho em pó e coloca os legumes já prontos por cima.
Divide a massa folhada a meio e tende as duas partes até um tamanho que permita colocar uma fatia de seitan/tofu no centro de cada uma e embrulhá-las pelos lados superior, inferior, esquerdo e direito. Coloca os pastéis individuais sobre uma folha de alumínio num tabuleiro de forno e pincela com leite vegetal. Vai a forno médio durante 50 minutos.

Receita Centro Vegetariano

Outra receita:

Picar as fatias de seitan na 1, 2, 3 até obter uma consistência cremosa.
Juntar cogumelos cortados em cubos e uma tira de alho francês cortada em rodelas finas e colocar o picado em cima dos quadrados de massa folhada, envolver o picado com as pontas da massa e levar ao forno (pré-aquecido a 200.ºC) cerca de quinze minutos.


 ... Seitan com Azeitonas

 1 embalagem de massa folhada
 1/2 embalagem de seitan
 1 cebola
 azeite  q.b.
 azeitonas pretas q.b.
 sal integral q.b.

Corte a massa folhada com um cortante com a forma que desejar, em peças com número par.
Triture o seitan. Faça um refogado ligeiro com um fio de azeite e a cebola cortada em gomos muito finos. No fim junte as azeitonas descaroçadas e picadas. Tempere com uma pitada de sal e envolva. No centro de cada peça de massa folhada coloque o preparado de seitan e feche com outra peça de massa folhada. Pressione os bordos com a ajuda dos dentes de um garfo e pique com um palito a massa folhada. Leve ao forno até dourar.




... Cogumelos e Espinafres

25 g de creme vegetal
1 cebola vermelha, cortada ao meio e às rodelas
2 dentes de alho, esmagados
225 g de cogumelos de chapéu aberto, laminados
175 g de espinafres jovens
Noz-moscada
4 colheres de sopa de natas espessas
250 g de massa folhada
2 colheres de chá de sementes de papoila
Sal
Pimenta

- Derreta o creme vegetal numa frigideira. Junte a cebola e o alho e salteie em lume brando, mexendo, durante 3-4 minutos até a cebola estar macia.
- Adicione os cogumelos, os espinafres e a noz-moscada e cozinhe em lume médio, mexendo ocasionalmente, durante 2-3 minutos.
- Incorpore as natas, mexendo bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e retire a frigideira do lume.
- Tenda a massa sobre uma superfície ligeiramente polvilhado com farinha e corte quatro rodelas de 15 cm.
- Ponha um quarto do recheio numa das metades de cada rodela e dobre a massa para o fechar. Pressione para colar as pontas e pincele com leite vegetal. Polvilhe com as sementes de papoila.
- Coloque os pastéis num tabuleiro de forno humedecido e coza no forno previamente aquecido, a 200° C, durante cerca de 20 minutos até aumentarem de volume e ficarem dourados.
- Transfira os folhados de cogumelos e espinafres para pratos de servir aquecidos e sirva imediatamente. Se servir numa refeição principal podem acompanhar com uma salada marroquina, ou a salada de três feijões.

adaptada de receitasvegetarianas

Sem comentários: