quarta-feira, 28 de maio de 2014

Manteiga e da Margarina 100% vegetais do Dimensión Vegana


Acompanhe o preparo da manteiga e da margarina 100% vegetais do Dimensión Vegana em português.

Para a margarina, derreta 3/4 de xícara de óleo de coco refinado, colocando-o no micro-ondas durante 1 minuto, em intervalos de 15-20 segundos, para que não alcance uma temperatura alta, deve ser próximo da temperatura ambiente. Bata muito bem por alguns minutos com 1/4 de xícara de azeite ou algum óleo vegetal neutro, como o de soja e o de milho. Se preferir, pode adicionar ao final 1/8 colher de chá de ácido cítrico como conservante.

A receita de manteiga rende 300g e pode ser feita misturando e batendo bem para coagular 1/2 xícara de leite de soja ou de amêndoas, que devem sem açúcar ou conservantes, com 2 colheres de chá de vinagre de maçã e 1/2 colher de chá de sal. Depois de coagulado, bater no liquidificador, primeiro em velocidade baixa e depois aumentando aos poucos, com 2 colheres de chá de lecitina de soja (que vai funcionar como emulsionante); 1 xícara de óleo de coco refinado em temperatura ambiente e 1 colher de chá de goma xantana (que será o estabilizador). É opcional, mas para garantir a coloração amarelada da manteiga, utilize 1 pitada de cúrcuma (ou açafrão da terra) ou corante. E se quiser utilizar um conservante, adicione 1/8 de colher de chá (uma pitada) de ácido cítrico.

Não funcionam para a manteiga os leites de aveia e de coco e lembre-se de não utilizar outro vinagre que não seja o de maçã.

Veja o vídeo:
 

Sem comentários: