quarta-feira, 12 de março de 2014

Creme de urtigas


Ingredientes para 4-6 pessoas
1 molho grande de urtigas (+/- 600 g)*
azeite
1 cebola picada
4 batatas grandes, cortadas em em pedaços
1,2 l de água quente ou de caldo de legumes
sal & pimenta moída no momento
2 colheres (sopa) de natas vegetais para culinária

Croûtons
4 fatias de pão de forma, sem a côdea
1 dente de alho grande, cortado em metades
2 colheres (sopa) de azeite

* o uso de luvas de jardinagem é indispensável para a colheita e o manuseamento das urtigas, que só perdem a agressividade urticante após serem postas de molho durante uns 10-15 minutos em água fria.

Preparação

Lavar e arranjar as urtigas, guardando unicamente as folhas e as pontas mais tenras. Deixar escorrer.

Refogar a cebola picada por 3-4 minutos, mexendo. Juntar as urtigas e envolver. Cozinhar até as folhas começarem a murchar.

Adicionar os pedaços de batata e misturar. Cobrir com a água (ou o caldo) e levar a ferver. Baixar o lume e cobrir parcialmente com uma tampa. Cozinhar por 30-35 minutos, ou até as batatas se apresentarem bem cozidas.

Entretanto, esfregar as fatias de pão com o alho de ambos os lados. Cortar o pão em cubos pequenos e colocar numa tigela. Envolver o azeite e transferir para uma assadeira. Levar a tostar debaixo do grelhador do forno até os cubos de pão ficarem crocantes e dourados.

Temperar a sopa com sal e pimenta. Retirar a panela do lume e incorporar as natas. Triturar a sopa com o auxílio de um liquidificador ou de uma varinha mágica até obter um puré homogéneo.

Voltar a colocar a sopa ao lume para aquecer, sem deixar ferver. Se esta parecer muito espessa, acrescentar um pouquinho de água. Rectificar os temperos.

Distribuir a sopa por pratos fundos ou tigelas. Polvilhar com um pouco de pimenta moída no momento. Guarnecer com croûtons à gosto e servir de imediato.

Fonte : receita ligeiramente adaptada do livro Saveurs d'Autrefois, de Marie Leteuré - Ed. Solar (França)


Sem comentários: