sábado, 21 de dezembro de 2013

SUGESTÕES para a CEIA de NATAL ( 9)


ENTRADAS:
  • CREPES CHINESES
Ingredientes:
5 cogumelos chineses secos (se não encontrar à venda, use cogumelos de chapéu aberto)
1 cenoura grande
60 g de rebentos de bambu enlatados
2 chalotas
60 g de couve-chinesa
2 colheres de sopa de óleo vegetal
225 g de rebentos de soja
1 colher de sopa de molho de soja
12 crepes
Óleo vegetal, para fritar
Sal

Preparação
- Coloque os cogumelos secos numa tigela pequena e tape com água morna. Deixe-os a demolhar durante 20-25 minutos.
- Escorra os cogumelos e esprema-os do excesso de água. Retire os centros duros e corte os chapéus dos cogumelos em lâminas finas. Corte a cenoura e os rebentos de bambu em juliana muito fina. Pique as chalotas e esfarripe a couve-chinesa.
- Aqueça as 2 colheres de sopa de óleo num wok. Junte os cogumelos, a cenoura e os rebentos de bambu e frite durante 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente as chalotas, a couve-chinesa, os rebentos de soja e o molho de soja. Tempere com sal e frite durante 2 minutos. Deixe arrefecer.
- Divida a mistura em 12 porções iguais e coloque uma porção na extremidade de cada invólucro para crepe. Dobre as partes laterais e enrole cada um, barrando a junção com um pouco de ovo batido para selar.
- Frite os crepes Chineses, por várias levas, em óleo quente num wok ou numa frigideira grande durante 4-5 minutos até ficarem dourados e estaladiços. Cuidado para que o óleo não esteja demasiado quente, senão os crepes Chineses ficarão queimados por fora antes de cozinharem por dentro. Retire os crepes Chineses e deixe-os escorrer sobre papel absorvente. Mantenha cada leva morna enquanto as outras estão a ser cozinhadas. Sirva de imediato.


ACOMPANHAMENTO
  • BATATAS ASSADAS FATIADAS COM CHUTNEY DE MANGA


Ingredientes
3 batatas médias
6 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho picados
3 ramos de tomilho
Sal e pimenta do reino.

Aromatize o azeite com o alho, sem dourar. Reserve.

Pode fazer com as batatas descascadas ou não. Faça lâminas bem finas das batatas, com no máximo 2mm de espessura. Pode usar um aparelho tipo mandolim ou processador para fatiar.

Faça pilhas de batatas usando formas de muffins ou um tabuleiro comum. Com um pincel, unte a forma que vai usar com o azeite aromatizado, e comece a montar as pilhas com as lâminas de batatas, sobrepondo-as e pincelando com o azeite aromatizado cada camada, até que fique com 5-6 cm de altura, ou que chegue ao bordo da forma de muffin. Tempere com um pouco de sal e pimenta entre as camadas.
Quando todas as pilhas estiverem prontas, regue com mais um pouquinho de azeite aromatizado, sal e pimenta e desmanche os raminhos de tomilho sobre as batatas.


Asse em forno pré aquecido a 180 graus, por cerca de 30-40 minutos, até que as batatas estejam com as bordas douradas.

  • Chutney de Manga


Ingredientes
1 kg de mangas
4 colheres de sopa de sal
600 ml de água
500 g de açúcar
450 ml de vinagre
2 colheres de chá de raiz de gengibre fresca, finamente picada
2 colheres de chá de alho, esmagado
2 colheres de chá de chili em pó
2 paus de canela
75 g de passas
100 g de tâmaras, sem caroço

Preparação
- Use uma faca afiada para descascar e cortar ao meio as mangas, separe a polpa do caroço e corte-a em cubos. Coloque os cubos numa grande tigela. Junte o sal e a água e deixe ficar de um dia para o outro. Escorra o líquido das mangas e reserve.
- Deixe o açúcar e o vinagre levantar fervura numa grande panela em lume brando, mexendo constantemente.
- Adicione gradualmente os cubos de manga, mexendo para os envolver na mistura.
- Acrescente o gengibre, o alho, o chili em pó, os paus de canela, as passas e as tâmaras e deixe ferver de novo, mexendo ocasionalmente. Baixe o lume e cozinhe durante cerca de 1 hora até a mistura engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Retire os paus de canela do chutney de manga.
- Deite o chutney de manga para frascos secos e limpos e feche-os com tampas herméticas. Deixe arrefecer em local fresco para apurar o seu sabor.


PRATO PRINCIPAL
  • TORTA FOLHADA DE LEGUMES


Ingredientes
500 g de massa folhada

Recheio
2 colheres de sopa de creme vegetal
1 alho-francês, às tiras
2 dentes de alho, esmagados
1 pimento vermelho, sem sementes e cortado em tiras
1 pimento amarelo, sem sementes e cortado em tiras
50 g de cogumelos, laminados
75 g de pontas de espargos
2 colheres de sopa de farinha de trigo
6 colheres de sopa de caldo de legumes
6 colheres de sopa de leite vegetal
4 colheres de sopa de vinho branco seco
1 colher de sopa de orégãos, picados
Sal
Pimenta

Preparação
- Derreta o creme vegetal numa frigideira e salteie o alho-francês e o alho, mexendo frequentemente, durante 2 minutos. Junte os restantes legumes e cozinhe, mexendo, durante 3-4 minutos.
- Adicione a farinha e cozinhe durante 1 minuto. Retire a frigideira do lume e adicione o caldo de legumes, o leite vegetal e o vinho branco. Volte a colocar a frigideira ao lume e deixe ferver, mexendo, até espessar. Inclua os orégãos e tempere com sal e pimenta a gosto.
- Tenda metade da massa sobre uma superfície ligeiramente polvilhado com farinha para formar um rectângulo de 38 x 15 cm.
- Estenda a outra metade da massa com a mesma forma mas um pouco maior a toda a volta. Coloque o rectângulo mais pequeno num tabuleiro de forno revestido com papel vegetal humedecido.
- Deite o recheio de forma uniforme em cima do quadrado mais pequeno, deixando uma margem de 1 cm nas extremidades.
- Usando uma faca afiada, faça fendas paralelas na diagonal ao longo do rectângulo até 2,5 cm de cada extremidade longa.
- Pincele as extremidades do rectângulo menor com ovo batido e coloque o rectângulo maior por cima, unindo firmemente as pontas para as selar.
- Pincele toda a torta com leite vegetal e shoyu para a tornar brilhante e coza no forno previamente aquecido a 200° C durante 30-35 minutos, até ganhar volume e ficar dourada. Transfira para uma travessa de ir à mesa aquecida e sirva imediatamente, pode acompanhar esta deliciosa torta folhada de legumes com uma Salada.

SOBREMESA
  • TARTE DE MAÇà

Ingredientes
850 g de maçãs para cozer sem pele, sem caroço e cortadas às rodelas
125 g de açúcar amarelo ou branco e mais um pouco para polvilhar
1 colher de chá de canela em pó, pimenta da Jamaica ou gengibre em pó
1+1/2 colheres de sopa de água

Massa quebrada 
350 g de farinha de trigo
Pitada de sal
180 g de sopa de creme vegetal
6 colheres de sopa de água fria
leite vegetal para dar brilho

 Preparação
- Para fazer a massa da tarte de maçã, peneire a farinha e o sal para uma taça. Junte o creme vegetal e misture com as pontas dos dedos até a mistura se assemelhar a migalhas de pão. Junte a água e mexa bem até obter uma massa. Enrole a massa e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
- Tenda finamente quase dois terços da massa e use-os para forrar uma forma de tarte pouco funda de 23 cm de diâmetro.
- Misture as maçãs com o açúcar e as especiarias e coloque sobre a massa da tarte; o recheio pode transbordar. Junte a água se quiser, particularmente se as maçãs forem de uma variedade seca.
- Tenda a massa restante até formar uma tampa. Humedeça as extremidades da massa de tarte com água e coloque a tampa, pressionando firmemente para que as bordas se colem. Retire a massa em excesso e ondeie as margens.
- Use as aparas de massa para recortar folhas ou outras formas de modo a decorar a tampa da tarte, humedeça-as e cole-as. Dê brilho à parte de cima da tarte com i leite vegetal, faça depois duas fendas no topo e coloque a tarte sobre um tabuleiro de forno.

- Leve ao forno previamente aquecido, a 220° C, durante 20 minutos, reduza depois a temperatura para 180°C, e cozinhe durante 30 minutos até a massa ficar ligeiramente dourada. Sirva a tarte de maçã quente ou fria, polvilhada com açúcar, pode servir um maravilhoso cocktail de frutas para acompanhar.

Veja [AQUI] o passo-a-passo para fazer a Árvore de Natal


Sem comentários: