quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SUGESTÕES para a CEIA de NATAL (6)



ENTRADAS:
  • Bruschetta
Receita PapaCapim
pão italiano
alho
azeite extra virgem
tomates maduros em cubinhos
manjericão picado
sal

Corte o pão em fatias de mais ou menos 1,5cm. Espalhe um pouco de azeite em um dos lados e doure as fatias, o lado com azeite pra baixo, em uma frigideira quente. Gosto de preparar o pão desse jeito pois um lado fica crocante e o outro ligeiramente macio, criando um contraste de texturas interessante. Corte um dente de alho grande ao meio e esfregue uma das metades na parte grelhada do pão. A idéia é perfurmar as fatias com alho, sem sobrecarregar. Dependendo da quantidade de pão que você for preparar, será necessário mais de um dente de alho. Disponha os cubinhos de tomate sobre as fatias de pão, tempere com sal e manjericão fresco e regue com um fio de azeite. Seja generoso com o azeite. Sirva imediatamente.

  • Pasta de feijão com Alho e Alecrim
Receita PapaCapim
Ingredientes:
2xic de feijão branco cozido (sem tempeiro e escorrido)
1/2xic de castanhas de caju (de molho por 6 horas)
3 dentes de alho picados
1 raminho de alecrim fresco
4 c. de sobremesa de suco de limão
1/4x de água
4cs de azeite
sal e pimenta do reino a gosto

Em uma panela ou frigideira pequena aqueça o azeite. Quando estiver quente, mas não fervente, junte o ramo de alecrim, desligue o fogo e deixe descansar 10 minutos. Descarte o alecrim (se algumas folhinhas ficarem na panela não tem problema), aqueça o azeite novamente em fogo baixo e frite o alho até ficar bem dourado. Alho queima fácil então fique de olho na panela o tempo todo. Desligue o fogo, junte o feijão branco e mexa bem pra incorporar todo o azeite (assim o feijão “limpa” a panela e nem uma gotinha de azeite é desperdiçada).  Transfira tudo pro liquidificador, acrescente as castanhas escorridas, o suco de limão, a água, uma dose generosa de sal (usei quase 1cc) e pimenta do reino a gosto. Triture até as castanhas se desfazerem completamente e a mistura ficar super cremosa. À partir daí, bata mais 1 minuto (30 segundos-pausa-30 segundos) pra incorporar ar no creme e deixar a textura mais leve. Prove e corrija o tempeiro, se necessário. Sirva em temperatura ambiente, com pão, torradinhas ou palitos de legumes crus. Se conserva 4 dias na geladeira (talvez mais, mas sempre como tudo antes). Rende um pouco mais de 2x.


ACOMPANHAMENTO
  • Puré de Batata X4

Receita PapaCapim
500g de batatas
3-4cs de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino a gosto (melhor se for moída na hora)

Descasque e corte as batatas ao meio ou em quatro, dependendo do tamanho. Coloque as batatas em uma panela média, acrescente água suficiente pra cobri-las, uma pitada generosa de sal e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver baixe o fogo e deixe cozinhar coberto até as batatas ficarem bem macias. Retire as batatas da panela (reserve o líquido) e amasse-as ainda quentes (com um garfo ou, melhor ainda, um espremedor de batatas). Junte o azeite (use 3cs se quiser um purê mais leve ou 4cs se você for fã de azeite, como eu), 1/2x da água do cozimento (que ainda deve estar quente), sal e pimenta a gosto e misture vigorosamente com uma colher de pau. Eu gosto de purê bem espesso (como mostra a foto acima), mas se você preferir uma consistência mais líquida, acrescente mais um pouquinho da água do cozimento até atingir a textura desejada. Prove, corrija o sal e sirva imediatamente. Rende 4 porções.


Purê de batata e espinafre

Doure 2 dentes de alho picados em 1cs de azeite. Junte 3x de espinafre lavado e picado e refogue durante um minuto. Tempere com sal e pimenta do reino e junte à receita básica de purê.

Purê de batata e cenoura (ou jerimum)

Cozinhe 250g de batata e 250g de cenoura (ou jerimum) e siga as instruções da receita básica.

Purê de batata e brócolis

Doure 2 dentes de alho picados em 1cs de azeite. Junte 2x de brócolis picadinho, misture bem e deixe cozinhar coberto, em fogo baixo, até o brócolis amolecer (não precisa acrescentar água). Tempere com sal e pimenta do reino e junte à receita básica de purê.

(Versão bônus) Purê de batata com hummus


Prepare a receita básica com apenas 2cs de azeite e acrescente 2cs cheias de hummus. Essa dica também é válida pras receitas com legumes: 1cs de hummus vai deixa-las ainda mais cremosas e saborosas.


PRATO PRINCIPAL:
  • Quiche de courgette/abobrinha, pimentão vermelho e tomate seco
Receita PapaCapim
Massa
1x de farinha de trigo
½ x de aveia fina
3cs de gergelim tostado (toste gergelim cru em um frigideira seca durante alguns minutos, até ficar dourado)
1/2cc de bicarbonato de sódio
3/4cc de sal
1/3x mais 1cs de azeite
1/4x de água

Recheio
3x de tofu (do tipo macio, esfarelado com os dedos antes de medir)
2 cebolas pequenas (ou 1 bem grande)
4 dentes de alho
2 ½ x de abobrinha em rodelas finas
1 pimentão vermelho
1/3x de tomate seco picado
2cs bem cheias de manjericão fresco picado
3cs de azeite, mais pra untar
3cs de suco de limão
sal e pimenta do reino moída a gosto

Comece a preparar o recheio. Unte ligeiramente com azeite uma placa de metal e disponha as fatias de abobrinha. Tempere com sal, regue com 1cs de azeite e asse em forno médio/alto até ficar dourado em alguns lugares (veja foto acima). Aproveite pra assar o pimentão (inteiro) ao mesmo tempo. Quando o pimentão estiver com a casca queimada (mais detalhes em como assar pimentão aqui), retire do forno e coloque imediatamente dentro de uma vasílha com tampa. O pimentão vai suar e a casca vai descolar facilmente. Quando ele estiver morno, corte-o ao meio, descarte as sementes e a pele e pique-o em pedacinhos. Reserve.

Prepare a massa. Misture todos os ingredientes e amasse bem. A textura lembrará areia úmida. Esfarele a massa sobre a forma e espalhe com os dedos, apertando bem pra formar uma camada uniforme no fundo e nas laterais. Uso uma forma de 28cm de diâmetro e a quantidade de massa é suficiente pra cobrir o fundo e formar uma borda da altura do recheio. Asse a massa (sem recheio) durante 10 minutos e reserve.

Termine de preparar o recheio. Enquanto a abobrinha assada esfria, pique as cebolas e o alho. Aqueça 2cs de azeite e refogue a cebola até ficar dourada. Junte o alho e cozinhe mais 1 minuto. Triture o tofu, a cebola/alho refogados, o suco de limão, o sal (uso 1cc) e a pimenta do reino (uso 1/3cc) no liquidificador. Se seu tofu for meio firme, será preciso juntar algumas colheres de sopa de água pro motor continuar funcionando. Transfira a mistura pra um recipiente grande, junte o pimentão grelhado, o tomate seco, a abobrinha assada e o mangjricão. Misture bem, prove e corrija o tempero.

Espalhe o recheio sobre a massa pré-assada e asse em forno médio. A quiche está pronta quando as bordas estiverem douradas e o recheio inchar um pouco (vai aparecer algumas rachaduras na superfície) e ficar bem firme (aperte com a ponta dos dedos pra testar). No meu forno leva de 30 à 45 minutos. Sirva acompanhada de uma salada verde. Rende 4 porções como prato principal.


SOBREMESA:

1 comentário:

Espaço dos Girassóis disse...

Venha deliciar-se | Aula de Culinária Vegetariana: Pecados Permitidos (Sobremesas)

Data: 8 de Dezembro (domingo)
10 às 14h30
Local: Espaço dos Girassóis - Amadora
--------------------------------
O Espaço dos Girassois em parceria com a Associação Amor aos Molhos e através do Chef de Cozinha Ashutosh Marcelo Martins vem convidá-lo a participar nesta experiência única de culinária. Inscreva-se já e venha cozinhar e provar o melhor que há de sobremesas vegetarianas.

EMENTA DA AULA DE DOMINGO DIA 8 DE DEZEMBRO

Curso das 10h-14h30 - Valor: 30€

Para almoço:

- Teremos Sopa de Legumes de Inverno e Miso

- Chá Mu e de 3 anos e seus beneficios

- Quiche

Sobremesas ensinadas:

- Croissants

- Tarde de Maçã e Canela

- Tarteletes

- Barras Energéticas de Cereais (sem açucar)

- Brownies de Chocolate

- Farofias

Aula facilitada por:
Ashutosh Marcelo Martins Professor de Personal Yoga / Personal Catering & Chef de Cozinha Criativo e formador de Cozinha Vegetariana / Vegan / Tradicional Portuguesa e Italiana

INSCREVA-SE JÁ E VENHA DELICIAR-SE CONNOSCO

Morada: Av. dos Combatentes da Grande Guerra nº33, r/c Direito 2700-Amadora
(Rua traseira à Câmara Municipal da Amadora)
E-mail: espacodosgirassois@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/espacodosgirassois