domingo, 15 de setembro de 2013

Salada de legumes marinados


175 g de cenouras bebés
2 corações de aipo, cortados em 4 pedaços
125 g de ervilhas-tortas
1 bolbo de funcho, cortado às rodelas
175 g de pontas de espargos jovens
1+1/2 colheres de sopa de sementes de girassol
Ramos de endro, para guarnecer

Molho
4 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de vinho branco seco
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de sopa de endro, picado
1 colher de sopa de salsa, picada
Sal
Pimenta


- Coloque as cenouras, o aipo, as ervilhas, o funcho e os espargos num recipiente de cozer a vapor e coza sobre água a ferver até estarem tenros. É importante que fiquem um pouco estaladiços.
- Entretanto, faça o molho. Misture o azeite com o vinho, o vinagre e as ervas picadas, batendo até estarem bem combinados. Tempere a gosto com sal e pimenta.
- Quando os legumes estiverem cozidos, transfira-os para um prato de servir e regue-os de imediato com o molho. Os legumes quentes absorverão o sabor do molho à medida que forem arrefecendo.
- Espalhe as sementes de girassol sobre um tabuleiro de forno e toste-as sob a grelha previamente aquecida durante 3-4 minutos até estarem ligeiramente douradas. Polvilhe as sementes tostadas sobre os legumes.
- Sirva a salada enquanto os legumes estiverem ainda ligeiramente mornos, guarnecida com raminhos de endro fresco. Esta salada de legumes marinados é o complemento perfeito para uma refeição de kafta vegetariano ou para acompanhar uns crepes chineses.


1 comentário:

Mel disse...

Boa tarde Lourdes,

é a chata da Mel mais uma vez u.u deixo aqui o endereço do meu blogue e, se desejar, pode marcá-lo para divulgação no seu cantinho. Vou também recomendar o seu publicamente :3

Beijo grande*