sábado, 9 de março de 2013

Cenouras em redução de balsâmico



1 maço de cenoura (mais ou menos 1kg) limpa e cortada em 4 no sentido longitudinal (se for muito grande corte os talos na metade)
1 colher (sopa) de creme vegetal
1 punhado de cominho em grão
150ml de azeite balsâmico
50ml de água (ou mais, se necessário)
Tomilho fresco ou Alecrim

Essa receita pode ser feita de algumas formas, dependendo do tempo que você tiver disponível: quanto mais tempo, mais saboroso ficará. A opção mais gostosa e demorada é no forno, com todos os ingredientes em forma grande, lume baixo e papel alumínio cobrindo. Demorará por volta de 1 hora - olhe de tempos em tempos para ver se o balsâmico secou e se necessário acrescente um pouco mais d'água.

Se você não dispõe deste tempo, mas tem uns 30 minutos, faça em uma boa panela: derreta o creme vegetal, acrescente os grãos de cominho e deixe-os fritarem até soltarem seu aroma e sabor. Junte então a cenoura - a orgânica é mais doce e menor, eu indico. Misture bem, deixando a manteiga penetrar na cenoura. Acrescente o aceto balsâmico, a água e deixe cozinhar com a panela tampada, em lume baixo, até se formar um caldo mais espesso e a água secar. Veja se a cenoura está macia, se não estiver acrescente mais água. Acrescente então o tomilho picado (ou alecrim) e misture bem. Está pronto para servir!

Mais rápida ainda mas um pouco menos saborosa, é fazer na panela mas acrescentar a cenoura já previamente cozida. Fica pronto em 15-20 minutos.

Rende bastante, pode ser consumida como entrada ou acompanhamento.

Sem comentários: