segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Molho de tzatziki e azeitonas pretas

Molho de tzatziki e azeitonas pretas

Ingredientes:


1/2 pepino
225 g de iogurte natural vegetal(ou creme de aveia com sumo de limão)
1 colher de sopa de hortelã, picada
Sal e pimenta
4 pães pittas

Molho: 
2 dentes de alho, esmagados
125 g de azeitonas pretas, sem caroço
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de salsa, picada

Raminhos de hortelã
Raminhos de salsa

Preparação:
 Para fazer o tzatziki, descasque o pepino e corte-o grosseiramente. Polvilhe-o com sal e deixe repousar durante cerca de 20 minutos. Enxagúe com água fria e escorra bem.
Misture o pepino, o iogurte e a hortelã. Tempere a gosto com sal e pimenta e transfira para uma taça de servir. Tape e leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos.
Para fazer o molho de azeitonas pretas, coloque o alho esmagado e as azeitonas numa trituradora durante mais ou menos 20 segundos. Como alternativa, pique-os muito finamente.
Junte o azeite, o sumo de limão e a salsa à trituradora e triture durante mais alguns segundos. Como alternativa, misture-os com o alho e as azeitonas picadas e esmague-os. Tempere com sal e pimenta.
Envolva os pães pitta em folha de alumínio e coloque-os sobre uma grelha durante cerca de 3 minutos, virando-os uma vez para ficarem bem aquecidos. Como alternativa, aqueça no forno ou sob a grelha. Corte em pedaços e sirva com o molho de tzatzikie as azeitonas pretas, guarnecidas com raminhos de hortelã e de salsa frescas.

O molho de tzatziki e azeitonas pretas é um prato grego feito de iogurte, hortelã e pepino. Fica delicioso com pão pitta aquecido, em alternativa pode usar pão naan ou parathas. Esta receita de molho tzatziki e azeitonas pretas é a entrada perfeita para refeições elaboradas e requintadas, além disso, dá um toque peculiar a qualquer refeição. Saboroso acompanhado com pão, mas também para acompanhar um prato de legumes assados.

Sem comentários: