sexta-feira, 20 de abril de 2012

Menus - Cardápios Completos e Deliciosos!

Entrada:
Carpaccio de Legumes
Carpaccio de Legumes
Ingredientes
4 chávenas/xícaras de água
3 cubos de caldo de legumes
2 berinjelas cortadas em fatias finas
2 abobrinhas cortadas em fatias finas
3 cenouras cortadas em fatias finas
10 folhas de alface crespa
10 folhas de alface roxa
1/2 maço pequeno de rúcula
15 folhas de hortelã fresca picada
Molho para salada de sua preferência

Preparação
Em uma panela grande, ferva a água e dissolva os cubos de caldo de legumes. Coloque as fatias de berinjela e cozinhe em fogo alto por 5 minutos com a panela destampada, mexendo às vezes. Retire com uma escumadeira, escorra e reserve. Junte as fatias de abobrinha e cozinhe por mais 5 minutos, com a panela destampada, mexendo às vezes. Retire do fogo, escorra e reserve. Repita a operação com a cenoura e cozinhe até secar o líquido. Reserve.

Montagem: forre o fundo de uma saladeira grande intercalando as folhas de alface crespa, alface roxa e rúcula. Coloque as fatias de berinjela no centro do prato. Coloque ao redor as fatias de abobrinha e por último as fatias de cenoura. Salpique a hortelã picada por toda a superfície. Cubra com o molho de sua preferência e sirva em seguida.

Dicas
- Para cortar as fatias bem finas utilize um cortador de legumes bem afiado;
- Para facilitar o preparo em dias de festa, cozinhe as tiras de legumes e conserve na geladeira em tigelas separadas cobertas com filme plástico. Monte a salada pouco antes de servir.

Variação
- Se desejar, substitua a rúcula por agrião e a alface roxa por folhas de radicchio.


Prato Principal:
Seitan assado
Ingredientes:
500g de seitan
Pimentão doce (colorau)
Louro em pó e em folhas
5 dentes de alho
1 laranja média
3 tomates médios
3 cebolas pequenas
Vinho branco
Salsa
Feijões de soja
3 cenouras médias
Molho de soja
Limão, margarina, piripiri, sal e azeite q.b.

Preparação:
Na altura de assar:
Corte os tomates e as cebolas em quartos ou oitavos. Coloque-os numa assadeira em torno da peça de seitan. Estes legumes vão garantir que o seitan assa sempre com bastante molho. Espalhe sal grosso de forma uniforme, juntamente com um fio de azeite, o vinho e a salsa picada. Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos a uma temperatura de 180º. De 5 em 5 minutos abra o forno e molhe muito bem o topo do seitan. Este processo é fundamental para o sucesso do prato.

Enquanto o seitan assa pode preparar uma sugestão de acompanhamento. Parta as cenouras em rodelas. Coloque uma panela com água ao lume. Coza as cenouras e os feijões de soja. No fim da cozedura escorra a água. Coloque um pouco de margarina na panela. Ligue o lume e salteie os legumes na margarina. Quando estes estiverem prontos adicione gotas de limão e molho de soja até salgar os legumes o suficiente.


Acompanhamento:
Legumes assados
legumes-assados-na-frigideira
Ingredientes
batatas
cenouras
feijão-verde (vagens)
alho
vinagre balsâmico

Preparação
Coza levemente as batatas e as cenouras e as vagens toste na frigideira ou no forno.
Aqueça o azeite, coloque primeiro as batatas e deixe que ganhem cor em lume/fogo baixo, sacudindo a frigideira eventualmente. Junte alho picado, cenouras e, por fim, as vagens. Antes de tirar do lume/fogo regue com uma boa porção de vinagre, tempere com sal e pimenta e sirva.

Sobremesa:
Pudim Flan

Ingredientes:
1l de leite de soja
6 colheres de açúcar mascavado (ou 4cs de geleia de arroz + 3cs de malte de cevada líquido)
2 paus de canela
casca de um limão
1 colher bem cheia de maisena (amido de milho)
1 colher bem cheia de flocos de agar-agar
caramelo líquido q.b, ou malte de cevada líquido aquecido até fazer ponto

Preparação:
Leva ao lume o leite com o açúcar, os paus de canela e a casca do limão. Junta os flocos de agar-agar e mexe bem. Deixa ferver, mexendo ocasionalmente. Dissolve a maisena num pouco de água fria e junta ao preparado fervente, mexendo até engrossar. Se, no final, se detectarem grumos, passa a varinha mágica até se obter uma massa homogénea. Quando estiver pronto, derrama sobre uma forma de pudim, generosamente barrada com caramelo líquido (ou malte de cevada em ponto). Depois de solidificar, o pudim é facilmente desenformado uma vez que está imerso em molho de caramelo, e pode ser servido em fatias.

Sem comentários: