segunda-feira, 12 de março de 2012

Ribollita *


Ingredientes:
200 g de feijão-manteiga ou similar
400 g de repolho escuro cortado em cubos
50 g de sal
20 g de alho picadinho
4 fatias grandes de pão italiano
160 ml de óleo extravirgem de oliva

Preparação:
Escolha os feijões, lave-os e deixe-os de molho por aproximadamente 2 horas, na geladeira.Escorra a água dos feijões e leve-os para cozinhar em nova água, por cerca de 40 minutos, até ficarem macios.
Acrescente o repolho, o sal e metade do alho, deixando em fogo médio até o repolho ficar completamente cozido.Reserve na geladeira e, no dia seguinte, aqueça em fogo médio por aproximadamente 15 minutos.
Unte as fatias de pão com 60 ml do óleo e esfregue o alho restante. Leve ao forno médio para torrar.Forre o fundo dos pratos com as torradas, em seguida acrescente a ribollita quente e finalize regando com o óleo de oliva que sobrou. Sirva de imediato


Acompanhamento:
Torradas temperadas com azeite extravirgem e alho.

Fonte

*
A Ribollita, sopa camponesa típica da região da Toscana, tem muitas variações nos seus ingredientes, mas, os principais são os vegetais, os feijões e o pão Italiano para servir.
Algumas fontes afirmam que esta sopa é feita desde a Idade Média quando os Servos recolhiam alimentos que sobravam nos banquetes dos Senhores Feudais e colocavam para ferver todos juntos para as suas refeições.
Os grandes apreciadores da Ribollita dizem que ela fica mais saborosa quando consumida no dia seguinte. Daí o nome da sopa, Ribollita que significa “recozida”.

Sem comentários: