quinta-feira, 22 de março de 2012

Almôndegas com molho cremoso


Ingredientes para 5-6 pessoas
200g de pts (demolhada)
200g de seitan
50 g de miolo de pão
1 copo de leite vegetal
1 raminho de salsa
sal e pimenta
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho espremido
farinha q.b.
azeite q.b.

Molho
1 cebola pequena picada finamente
1 cenoura ralada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 iogurte vegetal natural
2 copos de caldo de legumes/vegetais
salsa picada q.b.

Preparação
Demolhar o miolo de pão no leite por 10 minutes. Escorrer muito bem e reservar.
Numa tigela, misturar muito bem a pts e o seitan picados com o miolo de pão demolhado, sal, pimenta, a cebola ralada, o alho espremido e a salsa previamente picada.
Formar almôndegas do tamanho de nozes, enrolando pequenas porções do preparado anterior entre as palmas das mãos. Passar as almôndegas por farinha.
Aquecer um pouco de azeite numa frigideira e dourar as almôndegas de todos os lados. Escorrer sobre papel absorvente e reservar.

Preparar o molho: aquecer 2 colheres (sopa) do azeite que serviu para as almôndegas numa caçarola. Refogar a cebola picada e a cenoura ralada até ficarem moles.
Polvilhar com a farinha e regar com o caldo, sem parar de mexer para evitar a formação de grumos. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar por 5 minutos, até o molho engrossar um pouco, mexendo com frequência.
Passar o molho por um passador de rede fina e voltar a colocar na caçarola. Adicionar o iogurte previamente escorrido e batido. Envolver muito bem e juntar as almôndegas. Cozinhar por 5-7 minutos.

Transferir as almôndegas para uma travessa e regar com o molho. Polvilhar com salsa picada e servir de imediato. Acompanhar com puré de batata caseiro e salada.

Sem comentários: