quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Roomali Roti (pão indiano)

Roomali Roti (pão indiano)

Ingredientes
2 cháv/xícaras (275 g) de farinha de pão
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
2/3 cháv/xícara (160 ml) de água ou conforme o necessário

Preparação
Em uma tigela grande, peneire a farinha e o sal. Acrescente o óleo e misture tudo com um garfo até a farinha ficar esfarelada, semelhante a uma farofa. Adicione a água até a massa se unir. Em seguida, vire-a em uma superfície levemente enfarinhada. Sove-a até ficar macia e elástica, durante cerca de 8 minutos. Depois, cubra-a e reserve-a por 45 minutos.
Volte a sovar a massa até ficar macia. Depois, divida-a em seis partes iguais. Cada uma deve ter o formato de uma rodela. Estique cada rodela de modo que a espessura seja a mais fina possível. Polvilhe com farinha para evitar que a massa grude.
Coloque uma frigideira pesada, de ferro fundido, virada de cabeça para baixo sobre uma boca do fogão e aqueça-a. Espalhe os rotis sobre a frigideira e cozinhe-os por 40 a 50 segundos. Minúsculos pontos pretos irão aparecer quando os rotis ficarem prontos. Dobre-os e sirva-os quentes.

Um pão sem fermento, redondo e de espessura muito fina, assado na chapa. Uma receita deliciosa, típica da região central da Índia.

Sem comentários: