1 colher de chá de fermento biológico seco
1 colher de chá de açúcar
200g de farinha de trigo
Sementes de cebola preta (kalonji ou nigella) [uso de papoila]
1/4 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de iogurte vegetal natural
2 colheres de sopa de leite vegetal
Preparação
Para começar a preparar o pão naan certifique-se de o seu forno está pré-aquecido a uma temperatura de 140C
Numa tigela pequena, misture o fermento biológico seco com uma colher de sopa de água morna. Acrescente o açúcar e deixe num lugar quente por cinco minutos até que o fermento fique coberto com espuma.
Misture a farinha, as sementes de cebola, o sal e o fermento em pó. Acrescente o óleo, iogurte e leite, em seguida, adicione a mistura de fermento biológico.
Para amassar a massa, feche as suas mãos, molhe os nós dos dedos com um pouco de água, em seguida, pressione-os repetidamente sobre a massa. Continue a amassar até a massa ficar mole e flexível. Para obter o resultado desejado deve amassar durante cerca de 10 minutos.
Coloque a massa numa tigela, cubra com película aderente e deixe num lugar quente para crescer, durante cerca de 10 a 15 minutos.
Divida a massa em quatro bolas e coloque as bolas numa superfície devidamente coberta de farinha. Estique cada bola numa forma circular com cerca de 0,5 centímetros de espessura. Não estique demasiado ou a massa pode quebrar.
Coloque os círculos de massa sobre uma base untada e leve ao forno, durante aproximadamente 10 a 15 minutos. O pão naan estará pronto quando a massa levantar. O pão naan deve estar macio e quebradiço, sem estar demasiado pastoso. Servir ainda quente, delicioso barrado com margarina. Pode servir a acompanhar uma sopa indiana.
O pão naan é um típico pão indiano em formato circular e achatado, pode servir de acompanhamento a qualquer refeição, mas também é fantástico servido num lanche, seja barrado com margarina ou acompanhado comqueijo. Este pão naan é confecionado tradicionalmente com as invulgares semente de cebola preta ou sementes de kalonji, como também são conhecidas, estas sementes têm como características principais serem totalmente negras e com um formato triangular.
Sem comentários:
Enviar um comentário