quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Hambúrguer de Feijão e Aveia

Ingredientes:
*1 xícara (chá) cheia de feijão temperado (sem bacon nem caldo de carne, vamos combinar? Vale alho, cebola, sal e louro). Use mais os grãos e menos caldo ou aquele feijão com caldo que engrossou bastante.
*Aveia em flocos, o quanto baste
*Uma pitada de pimenta chilli em pó (ou páprica, ou qq outra pimenta)
*Pimenta branca ou pimenta do reino
*1 colher (sopa) shoyu ou molho inglês VEGETARIANO.*
*suco de um limão
*Sal, se necessário
*1/4 de cebola
*Algumas lâminas de champignon fresco, para decorar (OPCIONAL)

Preparação 
Coloque no processador de alimentos (ou pique muito bem a cebola e amasse o feijão com um garfo) todos os ingredientes. Bata para misturar bem. Comece a colocar os flocos de aveia até conseguir uma mistura com a qual você consiga formar uma espécie de massa, que mantém a forma e não cai da colher (tente não deixar duro demais, mas nem mole demais também). Como a quantidade de aveia varia de acordo com a quantidade de líquido, isso realmente depende do feijão que você estiver usando.
Aqueça em fogo MÉDIO uma frigideira antiaderente untada com óleo - se estiver usando os cogumelos arrume-os na frigideira antes de colocar a massa - e com a ajuda de uma colher molde direto na frigideira (amasse e arrume os lados, só isso) um hambúrguer com 1/4 da massa, mais ou menos. Deixe dourar, vire e deixe dourar novamente. Deixe esfriar um pouco antes de comer, pois isso deixa o hambúrguer com uma textura mais firme.

VegVida

Sem comentários: