sábado, 21 de janeiro de 2012

Doce de banana com chocolate


Ingredientes
1Kg. de bananas madurinhas
300 gr. de Açúcar de Tâmaras [clique aqui]
3 limões
5 gr. de noz moscada moída o mais fina possível
150 gr. de chocolate preto ou cacau cru(pode usar alfarroba)


Preparação tradicional
Pelar as bananas e colocá-las num jarro com o sumo dos dois limões e reduzir tudo a puré.
Depois colocar tudo numa caçarola, juntar o açúcar e a pele de limão ralada (que ajuda a espessar) e quando tenha cozido um bom bocado juntar o chocolate e a noz moscada.
Seguir cozendo, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até obter a textura desejada (tem que ficar um pouco espessas).
Encher os frascos já esterilizados, fechar bem e guardá-los de boca para baixo para que se fechem em vácuo até que arrefeçam completamente.

SUGESTÃO da Joana Félix 
Uso sempre metade do peso da fruta em açúcar para frutas ácidos (framboesas p.ex) e ainda menos com frutas doces. Nesta usei 500g banana pesada já descascada (muito madura, portanto muito doce) e 200g de açúcar amarelo. O chocolate também não tinha açúcar e tinha 70% de cacau (marca pd, da zona verde), e como também leva sumo de limão e casca de limão corta o doce. Noz moscada usei uma c.café (não consegui pesar convenientemente e tive medo de abusar). É óptimo para os pequenotes (e não só) pôrem no pão.

Preparação na Bimby
Colocar as bananas peladas no copo da Bimby junto com o sumo de limão e o açúcar e fazer um puré programando 3 ou 4 segundos em velocidade 4.
Juntar a pele do limão e programar 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 2.
Juntar o chocolate partido aos bocadinhos e a noz moscada e voltar a programar 10 minutos, temperatura 100º, velocidade 2.
Passado o tempo comprovar a espessura e se for necessário voltar a programar uns minutos mais em temperatura varoma e sem o copinho.
Encher os frascos já esterilizados, fechar bem e guardá-los de boca para baixo para que se fechem em vácuo até que arrefeçam completamente.

Fonte

Sem comentários: