domingo, 29 de janeiro de 2012

Bolinhos de batata e cogumelos

Ingredientes
450 gramas de batatas cortadas em cubos
2 colheres (sopa) de margarina vegana
170g de cogumelos variados, picados
4 dentes de alho esmagados
1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de amido de batata dissolvida em 3 colheres de água
Cebolinha fresca picada
Farinha de trigo pra empanar
Óleo pra fritar
Sal e pimenta a gosto

Preparação
Coloque os cubos de batatas numa panela com água fervendo e um pouco de sal e deixe cozinhar por uns 10 minutos, até estarem macias

Escorra bem as batatas e amasse-as com um esmagador ou garfo, como se fosse preparar um purê

Enquanto isso, derreta a margarina numa frigideira. Junte os cogumelos e o alho e cozinhe, mexendo constantemente, durante 5 minutos. Escorra bem.

Incorpore os cogumelos e o alho na batata e adicione a água, o amido de batata e a cebolinha e misture tudo muito bem.

Molde com as mãos os bolinhos, como na foto. Dependendo do tamanho que você queira fazê-los, rende vários. Passe-os com cuidado na farinha até o exterior estar bem revestido.

Aqueça o óleo na frigideira. Adicione os bolinhos de batata e frite-os em fogo médio por uns 10 minutos, até ficarem dourados. Vire-os pra fritar do outro lado, retire-os da frigideira e deixe-os secar num papel toalha. Sirva-os ainda bem quentes com uma salada caprichada. Você pode também prepará-los no forno, em vez de fritar.
Como é bom veganizar uma receita! E como tem sido cada vez mais fácil... Tenho aprendido muito experimentando com esses pratos gostosos e simples. Nesse caso, a receita pedia um ovo e tudo o que eu fiz foi substituí-lo pela água + o amido de batata. Viu só como é fácil? Aqui tem mais dicas de como substituir ovos e transformar receitas em verdadeiros achados veganos.

BrazilNut

Sem comentários: