sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ketchup do Heston Blumenthal


Ingredientes
5 quilos de tomates bem maduros
2 dentes de alho
1 colher de sopa mostarda tipo DIJON
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
8 cravos
2 colheres de sobremesa de sal marinho
1 colher de sobremesa de pimenta da Jamaica
1 pitada de canela
1 colher sobremesa de gengibre em pó(ou bem picadinho)
7 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro ou mascavado

PreparaçãoCorte os tomates ao meio e tire as sementes e a pele. Salpique de sal e deixe escorrer algumas horas (eu deixei de um dia pro outro, mas basta umas 2-3 horas). Ponha tudo numa panela grande, cubra bem com um pedaço de papel manteiga (para formar um “cartouche”) e leve ao lume/fogo médio/alto. Quando ferver, abaixe o lume/fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.
Retire a panela do lume/fogo e passe os tomates por um chinois (peneira bem fina). Leve a polpa de tomates de novo para a panela, junte todos os ingredientes menos o açúcar e leve a fogo baixo. Deixe ferver até diminuir pela metade e engrossar. Isso vai levar algumas horas (quase 3 horas para mim…).
Quando estiver no ponto desejado, retire do fogo, passe de novo pelo chinois, e volte tudo à panela. Adicione o açúcar e mexa sem parar para o açúcar não queimar, até o ketchup estar com a espessura correta.
Retire do lume/fogo e ponha em frascos/jarros esterilizados. Tampe e vire de cabeça pra baixo. Deixe esfriar os potinhos totalmente. Conserva-se vários meses se for bem acondicionado.

Acompanhe com As melhores Batatas Assadas do Mundo!

fonte

Sem comentários: