quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Seitan com Castanhas

Ingredientes
400 g de seitan
1 limão (sumo)
Shoyu
150 g de cebolas pequenas
1 dl de azeite
400 g de castanhas cozidas
2 dentes de alho e sal
200 g de espargos verdes cozidos
Folhas de salsa

Preparação
Tempere o seitan com o sumo do limão e molho de soja. Deixe tomar gosto. Entretanto, leve a corar as cebolas em metade do azeite, em lume brando. Junte as castanhas, os dentes de alho e tempere com sal. Envolva e deixe saltear.
Core o seitan e a seguir, leve ao forno a 180º C, durante cerca de 15 minutos. Retire do calor e coloque numa travessa de servir, sobre as castanhas.
Leve a saltear os espargos no restante azeite e disponha por cima do seitan. Decore com folhas de salsa e sirva de seguida.
Dica:
Adicione as castanhas, apenas quando as cebolas estiverem coradas.


Seitan com Castanhas II

O alecrim dá um gosto especial a este prato de Outono, ideal para aqueles dias de frio em que não dá mesmo para sair de casa.

Ingredientes:
500 g. de seitan
200 g. de castanhas
1 alho francês
150 g. de cogumelos
1 cebola
3 dentes de alho
50 g. de chouriço de soja
1 dl. de vinho branco/vinagre de cidra ou balsâmico
azeite
alecrim, sal e pimenta

Preparação:
Corte o seitan em cubos e ponha a marinar durante pelo menos meia hora com alho, cebola, alecrim, sal, pimenta, um pouco de azeite e metade do vinho branco.
Coza ligeiramente as castanhas. Descasque as castanhas enquanto ainda estão quentes.
Retire o seitan da marinada e aloure-o um pouco em azeite. Reserve. No mesmo tacho, faça um esturgido com a marinada e o chouriço. Junte o alho francês em cubos e os cogumelos em quartos. Tempere com sal e pimenta e junte o seitan e o resto do vinho branco. Deixe cozer um pouco e junte as castanhas que já deverão estar semi-cozidas.
O prato estará pronto quando as castanhas estiverem cozidas e os cogumelos macios.

Notas:
Pode cozer as castanhas no microondas para ser mais rápido, basta por uns minutos com água. Alternativamente pode também assá-las no forno. Tenha sempre o cuidado de não as cozer (ou assar) completamente antes de as por no tacho com o seitan pois corre o risco de as desfazer.

Sem comentários: