1 kg de farinha de trigo
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de óleo/azeita extra virgem
2 tabletes (20g) de fermento para pão
2 copo de água morna
Preparação:
1. Coloca-se numa tigela a farinha misturada com o sal e o açúcar, faz-se um pequeno buraco no centro onde se deita o óleo, 1 copo de água e o fermento previamente dissolvido na água morna.
2. Amassa-se bem à mão até formar uma pasta homogénea.
3. Deixa-se sobre uma mesa enfarinhada e sova-se para obter uma massa lisa, tapa-se com um pano e deixa-se levedar durante 30 minutos num lugar fresco sem corrente de ar.
4. De seguida divide-se a massa em bolinhas e com um rolo espalma-se de modo a formar pães redondos e achatados com cerca de 10 centímetros de diâmetro.
5. Colocam-se num tabuleiro polvilhado com farinha e deixar descansar mais 15 minutos em lugar abafado.
Leva-se ao forno pré-aquecido bem quente por 5 a 10 min, e está pronto.
Nota: Um pão com pouco miolo por isso espalmado e ligeiramente adocicado.
Podem ser colocados por cima sementes de gergelim, ou sésamo, personalizando assim as receitas em cada casa. Quentes ou frios, sao uns pãezinhos muito gostosos, que podem ser tambem recheados.
Bom Apetite!
- #2 Pão Sírio
3 xícaras de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco
2 colheres de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de óleo
1 copo de água morna
Misture a farinha com o fermento. Em seguida, adicione o açúcar, o sal e misture novamente. Acrescente o óleo e a água e amasse bem. Deixe a massa descansar por meia hora e depois abra a massa.
Eu abri a massa com a mão mesmo. Fiz bolinhas, achatei e dei uma arrumada. Mas dá para abrir com um rolo de macarrão e pegar alguma coisa circular, como uma xícara, para cortar a massa redonda e ficar bem bonita.
Coloque os pães em uma assadeira untada com óleo e farinha e deixe eles crescendo por mais 10 minutos. Asse em forno pré-aquecido, no fogo médio, até que elas estejam douradas. Cuidado para não deixar queimar.
Sem comentários:
Enviar um comentário