30 g de fermento de padeiro
1 dl de água
100 g de açúcar
(*)
100 g de farinha de milho
½ colher de sobremesa de sal fino
500 g de farinha de trigo
1/2 colher de sobremesa de erva doce em pó
80 g de margarina vegana
Preparação
Numa tigela, dissolva o fermento de padeiro na água amornada. Junte o açúcar, a mistura(*), a farinha de milho, o sal e bata com a batedeira durante cerca de 3 minutos. Incorpore metade da farinha de trigo e a erva doce e continue a bater. Adicione a margarina amolecida e bata durante mais 2 minutos. Polvilhe a mesa de trabalho com farinha coloque aí a massa e vá incorporando a restante farinha, a pouco e pouco amassando sempre energicamente. Molde a massa em bola e coloque-a dentro de uma tigela grande para que possa levedar à vontade. Cubra com um plástico e deixe repousar em local aquecido durante 1 hora. Molde a massa num rolo largo e sobre o comprido e coloque-o sobre uma placa de forno polvilhada com farinha. Pincele a superfície do pão com margarina Vaqueiro derretida e e polvilhe levemente com farinha. Com uma faca pontiaguda e bem afiada dê 5 a 6 golpes em diagonal sobre a superfície da massa e coza em forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 45 minutos, ou até o pão estar dourado e cozido.
(*)
2 colheres de sopa de leite vegetal
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
Misture bem e utilize.
1 Kg de farinha de milho
1 Colher de sopa de fermento de padeiro
250 gr de farinha de trigo
Uma pitada de sal
Água
Preparação:
No dia antes de fazer o pão deverá colocar numa tigela uma quantidade pequena de farinha de milho e de farinha de trigo, esta em menor quantidade que a outra. Junte-lhe o fermento de padeiro e amasse com água quente. Quando estiver amassada faça uma bola com a massa e polvilhe sal grosso por cima. Coloque no frigorífico. Este será o fermento do seu pão de milho.
Agora a massa propriamente dita: em primeiro lugar devemos peneirar a farinha para retirar o carolo, no caso de ela ainda não vir peneirada. Em seguida coloque a farinha numa tigela e coloque-lhe água a ferver por cima. A intenção é escaldar a massa, mexa com uma colher de pau. A massa deverá ficar aos grumos, não se preocupe, irá amassá-la melhor quando ela arrefecer.
Após o arrefecimento da massa, aperte esses grumos, que se formaram, com as mãos, chama-se a isso apesoar a massa. Depois disso junte a farinha de trigo, então a massa vai precisar que lhe junte mais água para poder amassá-la pois estará muito dura, mas tenha cuidado para a massa não ficar muito mole. Vá amassando até ver que a massa está com uma consistência homogénea. Aí será altura de colocar o fermento que preparou no dia anterior. Amasse bem. Depois de ter misturado bem o fermento em toda a massa, forme uma bola e alise-a com uma pouco de água. Abafe a massa e espere que levede. A massa estará lêveda quando aparecerem ao de cimo da massa umas gretinhas, por isso a preocupação de alisá-la quando acabou de a amassar.
Fonte: Na Cozinha de Minha Mãe
Sem comentários:
Enviar um comentário