quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tahine e gersal

Tahine
Pasta de sementes de sésamo


No Meio Oriente existe um molho muito saboroso, usado como acompanhamento de comidas ou como acompanhamento na hora dos aperitivos. O Tahine é um molho a base de gergelim (sésamo), muito popular nas terras árabes. Ele é, para esclarecer, como uma manteiga de sésamo, muito saborosa e que trará à sua mesa o sabor das receitas de comidas árabes; uma recomendação, quando você prepare uma deliciosa receita de kebab, incorpore nele um pouco de Tahine, e certamente será um arraso.

Comece tostando o gergelim. Eu tosto numa frigideira, lume baixo, mexendo sem parar com uma colher de pau, até que a cor e o cheiro mudam e as sementinhas estalam entre os dentes. Uso gergelim branco com casca, acho mais gostoso. Você pode usar também o preto (cuidado para não queimar! Como é preto, não vemos a mudança da cor!) ou o descascado (que se queima muito rápido, também é preciso cuidado e fogo ainda mais baixo.) Não gosto de usar o forno porque é facílimo de queimar, e o gergelim queimado tem um gosto amargo, péssimo.

Para fazer tahine pode ficar um longo tempo pilando no almofariz/pilão ou então bater mais tempo no liquidificador. Se usar o liquidificador, cuidado para não queimar o motor. É preciso sempre bater pequena quantidade de cada vez; bata um pouco; vai agarrar; desligue, mexa com o cabo da colher, bata mais um pouco, desligue, mexa, e repita isso até virar um creme. Retire o creme do liquidificador, coloque mais um pouco de gergelim e repita tudo. Dá tanto trabalho que desisti e hoje compro (quando compro) o tahine já pronto.


(a minha receita)
200g de sementes de sésamo demolhadas e tostadas
1 pitada de sal marinho ou flor-de-sal
sumo de limão q.b.
1 dente de alho (pequeno) esmagado
água q.b.

Triturar as sementes até ficar  com consistência cremosa e até um pouco espessa, Temperar e misturar bem. No processador coloca todos os ingredientes e vai adicionando a água até ter a consistência desejada.


Ingredientes
6 c. sopa de sementes de sésamo
Água
sal integral/flor-de-sal
gengibre, quantidade segundo seu gosto(opcional)

Preparação
Torre as sementes de sésamo, com o lume bem baixo e sem óleo. O torrado será bem rápido, uns três minutos somente.
Leve as sementes, ainda quentes, ao processador, até obter uma pasta com a consistência da "manteiga".
Tempere e adicione a água, pouco a pouco, mexendo para que a mistura fique bem homogénea. Verá qual a consistência desejada, e segundo ela, adicione mais ou menos água.
Pronto!
Pode guardá-la no frigorifico/geladeira por até três dias, e se quiser, pode trocar o sal pelo melaço e assim ter uma "manteiga" doce.
Pode usá-la com pão integral e ficará óptimo.



Ingredientes:
½ chávena/xícara de chá de sementes de sésamo (gergelim)
1 pitada de sal marinho integral
água morna
1 colher de chá de óleo de sésamo

Preparação:
Triture as sementes de gergelim com o óleo e o sal, num processador ou liquidificador, e adicione água morna até que fique como uma pasta.
Sirva como acompanhamento de saladas ou Torradas integrais


Ingredientes:
3 colheres (sopa) de óleo gergelim
3 colheres (sopa) de sumo/suco de limão
1 dente de alho amassado
Água gelada (o necessário)
Sal a gosto

Preparação:
Numa tigela, juntar o óleo de gergelim, o alho amassado, sal a gosto e misturar bem. Juntar o suco de limão e misture. Aos poucos, vá acrescentando água gelada, misturando sempre, até o molho ficar ralo e esbranquiçado.


... com Missô:
3 colheres de sopa de tahine cru;
1 colher de sopa de missô;
Cebolinha, salsa e hortelã.

Preparação:
Misture o missô e o tahine com a cebolinha, a salsa e a hortelã, picadinhos. Acrescente colheres de água mineral e bata até formar um creme.


.. com Ervas:
½ cháv/xic de gergelim hidratado;
½ cháv/xic de água mineral;
Cebolinha, salsinha, mangericão, alecrim;
Sal marinho e limão a gosto

Preparação:
Bata primeiro o gergelim com a água até virar um creme e adicione os temperos





Gersal ou Gomásio 
O gersal é uma mistura de sementes de gergelim torrado e moído com sal marinho. Fica óptimo como tempero substituto do sal nas preparações e saladas, dando um leve toque de sabor do gergelim, além de ser rico em cálcio, ferro, proteínas e fibras.


Para fazer o gersal, você coloca um pouco de gergelim tostado (50g) com um pouco(5 g) de sal marinho num almofariz; ou põe em pequena quantidade no liquidificador (o suficiente para cobrir as pás), tampa e bate. Bata aos poucos, porque agarra e é preciso atenção para não queimar o aparelho.
Gosto de usar pouquíssimo sal(5g). Veja como prefere.

100% Integral
Rico em Fibras
Rico em Proteínas
Rico em Cálcio
Rico em Ferro
Não contém Glúten


Gersal "melhorado" é muito nutritivo!
Polvilhe duas colheres de sopa por dia nas refeições.

Ingredientes
120 g de linhaça
100 g de gergelim branco
50 g de gergelim preto
50 g de semente de abóbora
50 g de semente de girassol
50g de semente de chia
50g de semente de amaranto
50g sal marinho

Preparação
Toste levemente as sementes.
Bater bem no liquidificador, em baixa velocidade, a linhaça e o gergelim branco e preto, até que virem uma farinha. Bata aos poucos e vá colocando em um pote. Quanto menor a quantidade no copo do liquidificador, mais fácil triturará. Coloque toda a farinha no pote. Agora, bata levemente a abóbora e o girassol, para que sejam quebrados grosseiramente. Assim o gersal fica crocante.
Misture tudo no pote e acondicione no congelador/ geladeira.

Voilà!

1 comentário:

sylribeiro disse...

Muito prazer, adorei sua pagina, gostaria de recomendar no meu blog, colocando um selinho na barra lateral, se me autorizar por gentileza me responde. Estou postando sobre os tahines e vou recomendar a sua materia, licença com créditos e agradecimentos. Obrigado