terça-feira, 12 de abril de 2011

Linguiça Vegana


Ingredientes:

1/2 xícara de feijão carioquinha, cozido
1 xícara de caldo de vegetais
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 dentes de alho picados bem fininho
1 xícara e 1/4 de farinha de glúten
1/4 de xícara de levedura nutricional
1 colher e 1/2 (chá) de sementes de erva-doce (amassadas com uma colher)
1 colher (chá) de pimenta malagueta em flocos
1 colher (chá) de páprica
1 colher (chá) de orégano
Pimenta-do-reino a gosto
    Preparação:
    1. Antes de misturar os ingredientes, ponha uma panela com água pra ferver (e separe a tigela furadinha que vai por cima, pra preparar a linguiça no vapor).


    2. Tenha a postos 6 folhas de papel laminado. Numa tigela grande, amasse bem o feijão, como se fosse preparar um purê. Adicione todos os outros ingredientes e misture bem com um garfo.


    3. Divida a massa em 6 pedaços. Ponha cada pedaço no papel alumínio e molde na forma de uma linguiça. Enrole. Não se preocupe muito com o formato, ela basicamente vai se formar sozinha quando cozinhar no vapor; essa receita é incrível.


    4. Coloque as linguiças pra cozinhar no vapor (com a tampa fechada - foto abaixo) por 40 minutos. Deixe esfriar um pouquinho e pronto. Fizemos as nossas BEM apimentadas, mas você pode variar a receita como bem entender.


    Como tinha feito baby bok choy (couve chinesa) na frigideira, aproveitei e fritei as linguiças um pouquinho também. Servimos com tomates frescos cortados em rodelas. As linguiças veganas viram acompanhamento pra verduras, saladas, massa, sanduíche... o que você tiver em mente! E elas não têm gordura ruim nem colesterol.

    Que descoberta deliciosa!
    Obrigada à minha amiga Andréa do BrazilNut

    Sem comentários: