segunda-feira, 14 de junho de 2010

Como fazer Azeites e Vinagres aromáticos


Vinagres e Azeites:
Azeite com Oregãos;
Azeite Aromatizado (alecrim - alho e pim. preta - estragão - limão mostarda)
Vinagre Sidra Aromatizado; 
Vinagre para Saladas; 
Vinagre Aromatizado (alho e salva - aipo e limão); 




Por Ellen Augusta, bióloga(*)
O azeite aromático é receita antiga, com alho é uma delícia. Mas tome cuidado com o alho e azeite fora da geladeira, ele pode estragar e nele se reproduzirem bactérias - algo raro pois o alho é um bactericida, mas não arrisque. Por isso faça quantidades que possam ser consumidas rapidamente e sempre as guarde na geladeira.
Pegue uma embalagem vazia de azeite de oliva (aquelas embalagens charmosas que é um pecado jogar no lixo) e remova a tampinha dosadora e coloque azeite e dentes de alho partidos ou inteiro. Outros temperos podem ser colocados, mas o alho acentua o gosto então não é necessário misturar. Se quiser, pode fazer o mesmo no vinagre, ou usar outros temperos como o alecrim no lugar do alho. Terás azeites aromáticos e saborosos. E aproveitarás aquelas embalagens lindas de azeite que não temos coragem de jogar fora.
Além do sabor, é questão de economia, pois nem sempre é época de alho e está uma fortuna no supermercado. Então, nestas épocas, vale ter essas combinações para temperar.
Guarde o azeite na geladeira e consuma logo.

Sem comentários: