sábado, 1 de maio de 2010

Importância do Pequeno Almoço/Café da Manhã


O pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia. A rotina do dia-a-dia ao longo das últimas décadas delegou a primeira refeição do dia para um plano secundário, inexistente em alguns casos.
A principal função do pequeno-almoço é recarregar as “baterias” do organismo para suprir o desgaste do jejum prolongado desde a última refeição do dia anterior, fornecendo também energia necessária para a actividade da manhã que se segue.

Como sabemos o organismo nunca pára de trabalhar, nem mesmo quando estamos a dormir, pois é necessário energia para manter a temperatura corporal, para o processo de respiração e o batimento cardíaco entre outros.
Com as reservas de energia em baixo, o organismo sente-se num estado de fraqueza, que se reflecte em perda de concentração, diminuição nos reflexos e qualidade do trabalho desempenhado, físico e intelectual.

Se tomar-mos o pequeno-almoço equilibrado estamos a reduzir um terço de probabilidades de obesidade, diminuindo simultaneamente a probabilidade de desenvolver ou de ter colesterol elevado, o que implica um menor risco de problemas cardiovasculares.


Um pequeno-almoço ideal é aquele que fornece um quarto das necessidades nutricionais diárias, deve incluir:
- uma dose de leites/iogurtes vegetais [proteínas]
- uma dose de cereais completos (integrais, por ex. muesli) [carboidratos] 
- uma dose de fruta [vitaminas, antioxidantes].

Sem comentários: